Câmara debate regularização fundiária e habitação

18
Vereador Chico Paulo,autor do requerimento/Arquivo

Acontece hoje à tarde, às 18:00 horas, Câmara Municipal de Lafaiete uma audiência pública sobre política urbana, regularização fundiária e habitação voltadas para as ocupações irregulares  no Siderúrgico e no Triângulo II.

Por parte do Siderúrgico elas se localizam em área da união no antigo leito do ramal ferroviário que ligava a Mineração Morro da Mina. Já o Triângulo II é uma ocupação mais complicada no campo jurídico e no campo social.

Na verdade há na cidade outras ocupações irregulares e clandestinas. São milhares de famílias sem documento do terreno e sem infra-estrutura.

Segundo assessoria do vereador Chico Paulo (PT), autor do requerimento, ele  solicitou  a Secretaria do Patrimônio da União-SPU-MG um levantamento das áreas de Lafaiete  que pertence à União que ainda não chegou nas su45as mãos.

A área ocupada do Traingulo II é privada, os seus proprietários compraram no leilão de 2013 da COHAB-MG por mais de R$ 1 milhão.

Existe um liminar de ação popular, provocada pelo ex vereador Nonô do América, que que questiona os valores dos lotes. Vale lembrar que não só o campo do América entrou na transação. O Vila Nova e o Corinthians, também foram vendidos.

Há informações que os novos proprietários já tem as escrituras em mãos e  que  estão aguardando apenas posicionamento do executivo e do legislativo  para depois tomarem as providências jurídicas para haver os terrenos que eles compraram em 2013 da COHAB.