Câmara terá representação de 10 siglas e reeleitos venceram por margem apertada

13
Prefeitura prepara venda de mais de 180 lotes para quitar precatórios que chegam a R$5 milhões/Reprodução

Mais uma vez a votação foi pulverizada para a Câmara de Lafaiete. Foram 262 candidatos votados o que representou 84,61% dos votos válidos. Os números são expressivos diante de um cenário de apatia política.

Dos 13 vereadores, apenas 5 voltam a ocupar uma cadeira na poder. Divino Pereira (PSL) é o vereador com mais mandatos chegando a 5. Em seguida, vem Pedro America (PT) que tem 4 mandatos. A maior votação da Carla Sassi. Ela obteve 2,60% dos votos com a votação de 1.715.

Entre os 5 que foram reconduzidos apenas Sandro José (PSDB) e Fernando Bandeira (PTB) superaram suas marcas anteriores. Os outros 3 tiveram queda na votação.

carla-sassi
Carla Sassi
Sandro Jose
Sandro Jose
fernando-bandeira
Fernando Bandeira

O número de partidos representados aumentou de 8 para 9 legendas. Delas apenas 5 estarão representadas novamente (PT, PSDB, PSL,DEM e PTB).

O Solidariedade é novidade e tem 2 novos representantes. PT e DEM também terão dois assentos.

Aperto

Pedro Américo voltou ao legislativo por causa de 133 votos. Já João Paulo foi reeleito por diferença de apenas 29 votos. Fernando Bandeira chegou ao segundo mandato por 39 votos. O novato Lúcio da Farmácia (DEM) foi eleito por diferença de 27 votos.

Lúcio da farmácia
Lúcio da farmácia
João Paulo
João Paulo

 

Os novatos

Entre os novatos, dois voltam a Câmara. Chico Paulo (PT) e Darcy da Barreira (SD). Outro novato é o teatrólogo Geraldo Lafayette (PP).

Chico Paulo
Chico Paulo
Darcy da Bandeira
Darcy da Bandeira
Geraldo Lafayette
Geraldo Lafayette

Queda nos votos

Os 8 vereadores que perdem o mandato a partir de 1º de maio muitos viram suas votações despencaram. Toninho do PT, em 2012, chegou a 1.1734 e agora teve 502 votos.

Carlos Magno entre as duas eleições perdeu 534 votos, Zezé do Salão perdeu 451 votantes. Gildo Dutra também perdeu 322 votos. Pedro Loureiro e Pastor Boaventura perderam respectivamente 302 e 418 votos.

Toninho do PT
Toninho do PT
gildo-dutra
Gildo Dutra

 

Queda

Outra característica desta eleição com a anterior foi a queda do coeficiente eleitoral. Em 2012, Fernando Bandeira foi o menos votado com 882. Neste ano, dos 13 vereadores eleitos, 3 estão abaixo desta votação.

O Solidariedade se beneficiou do baixo coeficiente chegando com dois vereadores: Darcy da Barreira (563 votos) e Carlos Nem (603 votos). Alan (PHS) chegou a Câmara com 677 votos.

Carlos Nem
Carlos Nem
Alan
Alan