Caminhantes inauguram em Lafaiete o maior trajeto turístico e religioso do Brasil

12
Caminhantes na Praça Barão de Queluz/CORREIO DE MINAS

Há dois dias, 5 caminhantes Romaria CRER 550 estão em Lafaiete. Há 15 dias eles partiram do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG) e pretendem chegar a Aparecida do Norte daqui há 21 dias, mas precisamente no dia 9 de outubro. A Romaria 550 celebra os 250 anos de peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais e os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida e inaugura oficialmente o maior trajeto religioso do Brasil, o CRER (Caminho Religioso da Estrada Real) com mais de 1 ml km passando 32 municípios mineiros e 06 paulistas fazem parte do projeto.
No domingo, eles foram recebido na entrada na cidade por um grupo de cavaleiros e logo após foram para o Solar do Barão de Suaçuí, depois se encaminharam para a Matriz de N. S. da Conceição, onde foram recepcionados e abençoados pelo Padre José Maria. Em seguida foram encaminhados ao Parque de Exposições, onde no Clube do Cavalo estava acontecendo uma competição e contava com um grande público. A noite foi realizada uma missa na Matriz de N. S. da Conceição, onde Cláudio Leão, idealizador do CRER se apresentou para os fiéis presentes. Clarissa Alves representou o Governo do Município de Lafaiete e também o Circuito Villas e Fazendas e disse o quanto este projeto tem muito a valorizar nossa cidade e região como uma rota de fé, gastronomia, história e cultura.
No dia 18 aconteceu um city tour com os peregrinos quando conheceram pontos turísticos como a Fazenda do Paraopeba e a noite após a celebração da missa às 19h na Matriz de N. S. da Conceição, será realizado na Praça Barão de Queluz, uma roda de violas.

Prefeito recebeu os peregrinos e grupo de caminhantes/CORREIO DE MINAS

Hoje, dia 19, às 8:00 horas ocorreu uma cerimônia de comemoração aos 227 anos de emancipação de Conselheiro Lafaiete e o Prefeito Mário Marcus (DEM) recebeu os peregrinos e o grupo de 20 caminhantes lafaietenses que caminharão por 32km até a chegada na Matriz de N. S. da Conceição em Congonhas, que é a próxima cidade a receber o CRER. Após a solenidade hoje pela manhã, os caminhantes serão guiados por 20 andarilhos do Grupo Aroeiras, de Lafaiete, até a vizinha Congonhas.

Em Lafaiete o grupo de ciclismo chega no dia 28/09 e o grupo de 4×4 chega no dia 03/10. E no dia 09/10, todos chegarão juntos a Aparecida, para celebrarem uma Missa Solene e o reconhecimento oficial da Romaria CRER 550. Após esse evento, o caminho estará oficialmente lançado e os turistas peregrinos poderão fazer o trajeto ao longo do ano.
Foram instalados 72 totens de Lobo Leite até Conselheiro Lafaiete e mais 87 de Conselheiro Lafaiete até Ouro Branco. Em Lafaiete os totens foram instalados em Gagé, Santa Efigênia, Praça Barão de Queluz, Chapada, Morro da Mina, Água Preta e Rancho Novo. As placas foram instaladas na Praça Barão de Queluz, ao longo da estrada da localidade da Água Preta e também ao longo da rodovia que liga Lafaiete a Ouro Branco.

Para proporcionar maior segurança e conforto aos peregrinos, o caminho contará com pontos de apoio para descanso durante o trajeto. Além disso, serão disponibilizados mapas e guias.
Em Lafaiete os peregrinos poderão carimbar seus passaportes em quatro locais:
• Escritório Paroquial da Matriz de N. S. da Conceição,• Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
• Restaurante e Churrascaria Sobrado e Cia,• Minas Platinum Hotel

Cláudio Leão

Cláudio Leão é autor do livro “Caminhar é preciso” publicado em 2007 que retrata os 6.014 km percorrido por ele em 2001 entre a Europa Ocidente a Jerusalém quando fez o percurso de em 147 anos.