Casal atravessa gerações e comemora 72 anos de vida matrimonial

88

Um recorde histórico! Casal completa 72 anos de união matrimonial. Piranga MG. No final da República Velha, nasceu em Conselheiro Lafaiete, no dia 19 de novembro de 1925, o senhor Sebastião Augusto de Resende, filho de Manuel Vieira de Resende e Maria da Conceição Ferreira de Resende.

Na mesma época, nasceu em Entre Rios de Minas, no dia 23 de abril de 1929, na histórica região da Serra das Taipas ou de Camapuã, a senhora Sílvia Pereira de Resende, filha de Carlos Pereira da Fonseca e Maria Salomé de Resende. Em 23 de setembro de 1948, poucos anos depois da Segunda Guerra Mundial, na Capela de São Sebastião, na localidade do Castro, em Entre Rios de Minas, ele, com 23 anos, e ela, com 19 anos, se uniram em matrimônio, celebrado pelo padre Galdino, seguindo a tradição e o respeito do noivo de se casar no município da noiva.

O casal Sebastião Augusto de Resende e Sílvia Pereira de Resende: um exemplo de vida e superação/GUARÁ DRONE

Entre Rios e Piranga

Em Entre Rios de Minas, abriram uma loja comercial; ela, como professora, alfabetizava. Com o nascimento dos primeiros filhos, resolvem se mudar para Piranga. Aqui, fizeram história, ao residirem, por décadas, na lendária região do Morro do Gago (fazenda do Gago), terras que pertenciam ao senhor Manuel Vieira de Resende, lugar onde se eternizou o nome de um dos fazendeiros mais conhecidos de Piranga: Sebastião do Gago.

Lá, cultivavam milho, feijão e arroz, engordavam suínos e se dedicavam ainda à criação de gado de leite e produção de cachaça. Dona Sílvia sempre chamava a atenção dos moradores do sítio urbano quando, com seu chapéu, desfilava pelas ruas da cidade montada em seu magnífico cavalo branco, de codinome “Predileto”. Da união matrimonial do casal resultaram 13 filhos, 22 netos e 6 bisnetos (fora os que ainda estão por vir). Em 06 de janeiro de 2002 vendem a fazenda do Gago e se mudam para Conselheiro Lafaiete onde residem até a atualidade. Desde 1920, o mundo mudou radicalmente, mas o amor entre eles parece o mesmo, de 70 e poucos anos atrás. (texto e foto: Patrício Guará Drone)