Casal polonês dá a volta ao mundo de bicicleta passando por Lafaiete

19
Casal polonês dá a volta ao mO casal, que vive em Varsóvia, iniciou a volta ao mundo saindo pela Turquia/DIVULGAÇÃO

Conhecer culturas diferentes de uma forma inusitada. É isso o que fez o casal polonês Adela Tarkowska e Kris Jozefowski. Eles terminaram nessa quinta-feira (20) o desafio de dar a volta ao mundo a bordo de suas bicicletas.

Quis o destino que, ao completarem 28 mil quilômetros pedalados, eles estivessem em Conselheiro Lafaiete. Era o ano de 2013 e o casal aventureiro foi acolhido na Companhia do Corpo de Bombeiros de Lafaiete onde passou uma noite. Antes de seguir a jornada sobre duas rodas, eles pararam para tomar um sorvete e conversaram com a reportagem do CORREIO de MINAS.

Bastante animada com a viagem, a professora de equitação, Adela, relatou a felicidade de realizar o sonho e o encantamento diante de tantos horizontes pelos quais passou.

O ator Kris Jozefowski relatou à época, que a viagem estava sendo tranquila. “Somos bem recebidos por onde passamos e conseguimos fazer um bom intercambio a cada nova cultura”, disse. Ele explicou que o casal gosta de dormir em barracas. Na bagagem levada na garupa, estavam cerca de 40 quilos, fora os 14 quilos de cada bicicleta. “É um esforço que vale a pena”, afirmou.

O casal, que vive em Varsóvia, iniciou a volta ao mundo saindo pela Turquia. Eles cruzaram o Oriente Médio, Síria, Jordânia, Líbano e entraram na África pela Península de Sinai no Egito. Há dois meses os aventureiros chegaram ao Brasil passando por Foz do Iguaçu no Paraná. Eles foram até Curitiba, depois subiram pelo litoral até o Rio de Janeiro e de Petrópolis vieram para Lafaiete.

Conforme Adela, a passagem pela cidade se deu em função da Estrada Real. Depois de Lafaiete, eles seguiram para Ouro Preto. No roteiro do casal polonês no Brasil ainda esteve Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande e Bonito, no Mato Grosso do Sul. De lá eles seguiram para outros países.
Depois de nove anos de aventura, o casal postou a foto da chegada na Turquia,onde tudo começou.