Casos suspeitos e confirmados de dengue chegam a quase 1,5 mil em Lafaiete

17

Dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), do Ministério da Saúde, a Vigilância Epidemiológica divulgou os últimos dados da dengue em Conselheiro Lafaiete.

O recente balanço obedece à metodologia de classificação determinada pela Secretaria de Estado de Saúde onde casos suspeitos e confirmados da doença passam a ter uma única designação, sendo referidos como “Casos Prováveis”.

De janeiro de 2016 a abril de 2016 foram notificados 1.619 casos de dengue em Conselheiro Lafaiete.  Os casos prováveis de dengue no município (confirmados e suspeitos) são de 1.483 neste mesmo período.
De acordo com as notificações é observado que os bairros que apresentam maiores números de casos suspeitos são: Sion (151), Santa Matilde (143), São João (123), Centro (98), São Sebastião (81) e Fonte Grande (62).

O setor de endemias da prefeitura de Lafaiete tem trabalhado intensamente no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya. Além de organização de mutirões setoriais, uso de fumacê, orientação à população, a prefeitura também apoia às comunidades que tomam iniciativa de formar mutirões e frentes de combate à doença.

Nos últimos dias, a prefeitura aplicou UBV pesado (fumacê) nos bairros Santa Maria e Vila Resende. Hoje, dia 4 e sábado, dia 6, os agentes de endemias estarão também fazendo tratamento focal nos bairro São João e Sion. Já nos dias 10,11, e 12 será a vez dos bairros Fonte Grande, Centro e São Sebastião.

CLASSIFICAÇÃO NÚMERO DE CASOS
Casos NOTIFICADOS no município 1.619
Casos Prováveis no município

(São os casos confirmados e os casos suspeitos de dengue)

1.483
Confirmados no município 138
Confirmados de outros municípios e sem endereço 28
Descartados 136
Em investigação 1.317
Óbito 01

(*) Dados até 29/04/2016

Imagem de capa:Reprodução