Coleta seletiva: Asmarcol recolhe 17 toneladas de lixo e colhe resultados positivos

19

Tiro de Guerra é o mais novo parceiro

 

IMG-20160330-WA0010
Os atiradores estão sendo capacitados para levar informações à comunidade e distribuir panfletos de porta em porta./Foto:Divulgação

Em quatro meses de implantação o trabalho de coleta seletiva no bairro Santa Matilde já colhe resultados positivos. Durante este período a comunidade foi conscientizada a separar de forma correta os materiais a serem recolhidos nos dias e horários estabelecidos.

Até o momento o trabalho já resultou na coleta de 17 toneladas de material reciclável. Todo o volume foi coletado em parceria com a ASMARCOL (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis em Conselheiro Lafaiete) que se encarrega da destinação às indústrias de beneficiamento, melhorando a renda dos seus associados.

A diretora de Planejamento Estratégico do município, Anne Antunes, reconhece que o resultado do trabalho de coleta seletiva só é possível com a ajuda da população. “Agradecemos a todos os moradores do bairro Santa Matilde pelo trabalho semanal de coleta do material e disposição do resíduo reciclável de forma correta. Além da geração de renda para a associação de catadores, este gesto preserva o meio ambiente e aumenta a vida útil do nosso aterro sanitário”, disse.

A diretora informou ainda que neste mês foram intensificadas as ações de mobilização social em parceria com o Tiro de Guerra. Os atiradores estão sendo capacitados para levar informações à comunidade e distribuir panfletos de porta em porta. Os trabalhos de visita às residências para conscientização dos moradores do bairro começaram no último dia 11de abril e foi constatado que a maioria dos moradores já se habituou a realizar a separação de maneira correta. Porém, alguns ainda desconheciam o projeto e receberam toda a orientação sobre o procedimento nos dias de coleta do material.

Ainda segundo Anne Antunes o processo de coleta seletiva trabalha com a sensibilização da geração de lixo e com a separação dos resíduos recicláveis. “Por isso estamos certos de que com a parceria do Tiro de Guerra, alcançaremos a todos os moradores do bairro aumentando significativamente a participação do cidadão nesta ação de separação e disposição correta do lixo”, finalizou.