Comandante compara índices de violência em Lafaiete e região a Suíça

12

O Comandante do 31º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o Tenente Coronel, Fabiano Rocha, recebeu ontem (18), na Câmara, uma Moção de Aplauso, indicada pelo Vereador João Paulo Pé Quente (DEM). “Este é um pequeno reconhecimento pelo muito que o senhor fez em pouco tempo em Lafaiete e região. Sentimos uma sensação de segurança pelo empenho do batalhão em inúmeras operações de combate a criminalidade”, destacou Pé Quente.

Após agradecer a homenagem, o Militar fez um balanço das atividades, citando a queda acentuada de indicadores e comparou os números ao da Suíça, país com as menores taxas de violência no mundo.

Ao citar que entre 2018 e 2019, houve uma redução de 39% no números de homicídios, o Comandante comparou os números ao país europeu. “Estamos na Suíça”, assinalou. “Isso é metodologia científica aplicada pela Polícia Militar na sua gestão operacional. Eu citei a Suíça porque ela tem índices equivalentes ao que Lafaiete e região alcançaram em 2019. Obviamente, sem os recursos e investimentos que este país tem. Mas é isso é trabalho e dedicação de todos nosso corpo de militares e muita estratégia”, assinalou a nossa reportagem após o evento na Câmara.

Queda da violência

O Tenente Coronel, Fabiano Rocha, citou indicadores da queda da violência em Lafaiete e região/DIVULGAÇÃO

Em uma fala de mais de 20 minutos, o Comandante apresentou o desempenho do 31º Batalhão e indicadores deste ano. Segundo ele, enquanto Washington, capital dos Estados Unidos, tem um taxa de 19,75% de homicídios para cada 100 mil habitantes, o Brasil tem 27%,  Minas fica com 12,5% e Lafaiete apenas de 5,3%.

Com uma população estimada de 370 mil habitantes, em 2019 foram realizadas 31.876 operações, 172 veículos recuperados, 45 mil pessoas abordadas.

Segundo Rocha, foram apreendidas 367 armas, 702 prisões por tráfico e uso de drogas e realizadas 2.935 priões, deste números 162 são referentes a crimes violentos. “Este números representam mais segurança com 17% de queda em roubos de veículos, 11% em crimes violentes e 39% de redução em homicídios. Mas nosso desafio é manter a redução e levar mais segurança a população”, destacou.

O Tenente elogiou a inauguração hoje (19) da base da Polícia Militar, localizada perto da rodoviária em Lafaiete. “Nossa intenção é estar mais perto dos cidadãos, setorizando a segurança e ocupando uma área de mais vulnerável como é o caso da região central de Lafaiete”, assinalou.

O 31º BPM abrange 24 municípios, atende 370 mil pessoas em uma área de extensão territorial de 6 mil km.