Começa nesta segunda o JEMC reunindo competição e socialização

18

De 17 a 21 de outubro acontece mais uma edição dos Jogos Escolares do Município de Congonhas (JEMC). Cerca de 700 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, com idade entre 11 e 16 anos, participarão do evento promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação e com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Haverá competição nas modalidades Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol. Os jogos serão realizados na Escola Municipal Dona Mª de Oliveira Castanheira (Campinho), no CEMEI-Pingo de Gente (Dom Oscar), no Ginásio Poliesportivo do Dom Oscar e no Ginásio Poliesportivo Central (Praia).

Das 14 escolas participantes, oito são municipais: Dom João Muniz, Dr. João Narciso, Fortunata de Freitas Junqueira, José Monteiro de Castro, Judith Augusta Ferreira, Michael Pereira de Souza, Senhor Odorico Martinho da Silva e Rosália Andrade da Glória. Três instituições de ensino são estaduais: Barão de Paraopeba, Feliciano Mendes, Lamartine de Freitas. E outras três, particulares: Centro de Educação Tecnológica (CET), Colégio Batista de Congonhas e Colégio Nossa Senhora da Piedade.

“Os Jogos Escolares têm por finalidade fomentar a prática do esporte com fins educativos, além de favorecer o intercâmbio sociocultural entre os participantes. O evento também promove a valorização dos professores de Educação Física e possibilita a identificação de novos talentos esportivos”, explica o coordenador de Educação Física da rede municipal, Khalmel Gabriel Lima.

A secretária de Educação, Maria Aparecida Resende, aponta o JEMC “como atividade capaz de desenvolver valores como o espírito de competição, a motivação, o respeito às normas e aptidões. A prática de modalidades esportivas traz benefícios também para a saúde. Enfim, o esporte é um dos recursos de formação do cidadão”.

A cerimônia de abertura do JEMC será no Ginásio Poliesportivo Municipal, nesta segunda-feira, 17, a partir de 8h.