Comunidade se emocionou com inauguração da estrada de Santa Quitéria

24

(…) E por que não sonhar?

E por que não sonhar alto com o progresso, o futuro, o asfalto?

Anseio dos que aqui estão e de muitos que já se foram

Tantas vezes ouviram não e não souberam o que era vindouro

Ontem, o sonho foi sonhado

E hoje o sonho está realizado

Literalmente concretizado

Histórias de vida, luta, amor, esperança e superação

Sem perder o riso

Sem perder a graça

Sem perder a fé

Sem perder o chão.

O trecho desse poema, lido pela representante da comunidade de Santa Quitéria, Regiane Gonçalves, sintetiza a emoção dos moradores com a pavimentação do asfalto que liga o bairro à sede do Município de Congonhas. Durante a inauguração da obra, realizada nesse sábado, 6, a comunidade celebrou a realização de um sonho. A poeira e o barro ficaram na memória e, agora, o sentimento é de felicidade. Para celebrar esta conquista, o Governo Municipal e a comunidade promoveram uma grande festa, com cultura, esporte e lazer.

Ao todo, o Governo Municipal investiu R$ 7.488.806,88 na pavimentação dos 8 km de estrada. A obra foi executada pela Cadar Engenharia Construções Ltda. O trecho recebeu, ainda, sinalização horizontal e vertical. Todos os serviços foram realizados no padrão determinado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

A cerimônia de inauguração foi marcada por lágrimas, aplausos e sorrisos. Nascido e criado em Santa Quitéria, Nicolau Paes Filho, 73, veio de Bandeirantes, no Paraná, onde mora atualmente, especialmente para a inauguração da pavimentação da estrada. Em uma carta, lida por sua filha, ele agradeceu o prefeito Zelinho pelo asfaltamento e reforçou a importância desta conquista para a comunidade. “Fui embora aos 21 anos para o Paraná. Esse asfalto representa tudo. Não tenho como agradecer ao prefeito Zelinho por essa obra que tanto sonhávamos. Lavei a caminhonete hoje e ela vai chegar ao Paraná limpinha, não vou levar mais poeira de Santa Quitéria. Estou muito feliz”, destaca.

Para o presidente da Associação Comunitária de Santa Quitéria, Albertino Marcos, “o dia é de agradecimento, porque nossa comunidade esperou muitos anos por esse asfalto. A comunidade está muito feliz. Agradecemos muito ao prefeito Zelinho, à secretária municipal de Obras, Rosemary Benedito, e à empresa Cadar, que fez um excelente trabalho”. A vice-presidente da associação, Aline Soares, também agradeceu, em nome de toda a comunidade, os esforços do Governo Municipal.

A moradora Antônia Aparecida reforçou o quanto a pavimentação dessa estrada era esperada. “É muita alegria, satisfação e um sonho realizado. Tenho meio século de vida e esperei com muitas lágrimas por essa realização. Até então era um sonho”, completou. Outros representantes da comunidade também agradeceram.

Emocionado, o prefeito Zelinho agradeceu as mensagens carinhosas dos moradores de Santa Quitéria. “Não sei o que falar depois de tantas homenagens. Vocês não devem nada a mim nem à Câmara Municipal. É uma conquista de vocês, moradores. Em um ano, praticamente, foi feito todo o levantamento e colocado o piso. Trouxemos minério da Vale para compactar a estrada. Não é apenas uma casquinha de asfalto. O asfalto aqui é o que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) exige. Hoje é um momento de alegria, satisfação e emoção”, completa. Ele também destacou a construção do ginásio poliesportivo e a obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro. Além disso, será construído vestiário e instalada a iluminação do campo de futebol. “Queremos qualidade de vida para Santa Quitéria”, reforçou.

Segundo o prefeito de Jeceaba, Fábio Vasconcelos, os 7 km que ligam Santa Quitéria ao município vizinho também serão asfaltados. Sobre a pavimentação realizada pela Prefeitura de Congonhas, ele completou: “Não estou aqui apenas como gestor, mas principalmente como cidadão do município de Jeceaba. Quando eu estudava em Congonhas, já fiquei agarrado nessa estrada muitas vezes. Não só vocês da comunidade, mas nós também, seus vizinhos, de Jeceaba e de Caetano Lopes, também ficamos muito agradecidos por essa grande obra”.

Já o representante da Cadar Engenharia Construções Ltda., Emir Cadar, reforçou a experiência da empresa responsável pela obra, que atua há 51 anos. “Costumam falar que me apaixono pelas obras e é verdade. Essa obra é apaixonante. E vocês de Santa Quitéria não ganharam só o asfaltamento da estrada, também ganharam asfalto em toda a comunidade. O que significa uma estrada de terra? Poeira ou barro. Hoje vocês têm uma estrada de primeira linha, construída com muito carinho. Essa obra é, para nós, um marco. A placa que homenageou nossa empresa vai ficar marcada não só na empresa, mas também no meu coração”, disse.

A solenidade contou, ainda, com a presença do vice-prefeito, Arnaldo Osório; do presidente da Câmara Municipal, Adivar Geraldo Barbosa e vereadores; e da secretária municipal de Obras, Rosemary Benedito. O Grupo de Escoteiros Cidade dos Profetas fez o hasteamento da bandeira.

Carreata

Ainda na Cruz das Almas, na sede do Município, o Cônego Geraldo Leocádio deu a benção à estrada e a seis usuários. Em seguida, partiu a carreata rumo à Santa Quitéria, acompanhada da imagem da santa padroeira do bairro. Os moradores receberam a imagem, o prefeito e sua equipe e os demais veículos com uma emocionante saudação.

Diversão para todas as idades

Ainda como parte das comemorações pela inauguração da estrada de Santa Quitéria, foi realizado um torneio de futebol. O Sobriedade conquistou o título da competição, realizada no campo local. Na final, o campeão venceu o time da casa, Paraopeba, por 2 a 1, com gols de Dalton e Luiz Eduardo, contra um de Wanderson. A equipe campeã e a vice receberam os troféus no palco, logo após a inauguração oficial da estrada. Participou do torneio, ainda, o Sociedade Esportiva com dois quadros.

A criançada também fez a festa, se divertindo nos brinquedos da Rua de Lazer. À noite, a população adulta se agitou ao som do cantor local, Gilberto Júnio, acompanhado da cantora Rosana Martins, que apresentaram um repertório que foi da MPB ao pop rock. Já Kadu e Léo e banda tocaram o melhor do sertanejo e encerraram as festividades.

 Obras de infraestrutura no bairro

O bairro também recebeu melhorias na infraestrutura urbana em 2016. O asfalto foi colocado sobre as ruas que haviam sido calçadas com poliédrico na década de 1990 pelo então prefeito Arnaldo Osório (1989-92), que atualmente é vice-prefeito. Este também foi o responsável pela instalação de redes de esgoto e pluvial nas ruas. Antes o prefeito Mauro Godoy (1973-1977) havia levado a energia elétrica para o bairro. Já o prefeito Zelinho conseguiu junto à COPASA novas obras de saneamento básico para Santa Quitéria, que terão início em breve.