Conselho é criado visando o desenvolvimento da economia da região

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Foram empossados na noite desta segunda-feira, 1º de dezembro os membros do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico do Alto Paraopeba (Cedecap). O conselho tem o objetivo de planejar e fomentar o desenvolvimento econômico da região por meio de ações públicas visando identificar os setores com maior poder de encadeamento na economia a serem estimulados na região, promovendo a governança do futuro na região.

O Cedecap tem como presidente o secretário de Desenvolvimento Econômico de Conselheiro Lafaiete, Alessandro Dalla Vedova. O vice-presidente eleito é Paulo Cezar Lopes Correa e o secretário, Wagner Augusto Carneiro Moreira.  Também compõem o conselho os secretários municipais de Desenvolvimento Sustentável de Ouro Branco e Congonhas, respectivamente Paulo de Castro Vieira e Thales Gonçalves da Costa. Os demais membros são representantes das prefeituras de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco, AMALPA (Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba), Codap (Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba), agências de desenvolvimento dos três municípios e de vários segmentos do setor econômico.

A solenidade de posse contou com a presença do prefeito de Conselheiro Lafaiete, Ivar de Almeida Cerqueira Neto; da prefeita de Ouro Branco, Cida Campos; do secretário de Desenvolvimento Sustentável de Congonhas, Thales Gonçalves Costa; do presidente do Geopark Quadrilátero Ferrífero e presidente do Conselho Consultivo do INCT Ácqua, Renato Ribeiro Ciminelli.

Também participou da posse o representante da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Paulo Assunção veio direto de Brasília para a solenidade e deu a boa notícia de que o Plano Brasil Maior, do Ministério das Minas e Energia contempla os polos industriais, e entre os projetos pilotos a serem contemplados estaria incluído o de desenvolvimento do Alto Paraopeba.

Falando em nome do Cedecap, o presidente da entidade, Alessandro Dalla Vedova afirmou que a formação do conselho vai proporcionar a abertura do diálogo junto aos governos Estadual e Federal às organizações privadas e do terceiro setor. Segundo ele, o Cedecap nasce com objetivo de desenvolver novos negócios, tendo como pilares, a plataforma logística, centrada em Lafaiete; a agricultura familiar integrada em Ouro Branco; e o polo de inovação e parque tecnológico em Congonhas, posteriormente expandido para toda a região.

Para o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Dr. Ivar desenvolver a região é desenvolver a vida das pessoas melhorando também a saúde, a educação, o esporte, o lazer, a cultura e o entretenimento.  A prefeita de Ouro Branco, Cida Campos classificou o Cedecap como uma grande oportunidade de desenvolvimento do Alto Paraopeba. Ela também destacou a importância da união dos prefeitos assim como ocorreu à época da instalação da Gerdau Açominas, em Ouro Branco, empreendimento que beneficiou os municípios da região do Alto Paraopeba. “Vamos deixar de lado as vaidades, o partidarismo e vamos unir para ver o que é possível fazer pensando no futuro”, frisou Cida Campos.

CEDECAP

O Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico do Alto Paraopeba – Cedecap foi criado com o objetivo de planejar e fomentar o desenvolvimento econômico da região promovendo a governança do futuro na região do Alto Paraopeba, constituída por 19 municípios, com uma população aproximada de 294.474 habitantes. É uma das regiões mais importantes do estado, tendo em vista o grande aporte de investimentos que recebe.

A mineração e a siderurgia imprimem uma característica marcante à dinâmica do Alto Paraopeba. Contudo, apesar do crescimento econômico, o desenvolvimento destas atividades provocou diferenciações entre os municípios que compõem o território.

 

A região tem uma elevada geração de riqueza, porém com baixa apropriação da renda, o que gera as desigualdades sociais e intra-regionais. Os municípios por sua vez têm generalizadas deficiências em infraestrutura urbana. Promover a governança do futuro da região do Alto Paraopeba é tarefa urgente para assegurar a responsabilidade territorial, isto é o que se pretende com a constituição do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico do Alto Paraopeba, onde poder público e empresários busquem juntos o desenvolvimento regional.DSC_0559 (1)

Foto: Divulgação PMCL

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *