28 de março de 2024 11:02

Defesa Civil passa a enviar gratuitamente alerta de riscos

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil de Conselheiro Lafaiete, informa que recebeu autorização do Ministério do Desenvolvimento Regional e Cenad – Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres para emitir alertas relacionados a riscos de desastres via SMS, Google e TV.

A autorização foi emitida no final de junho e o município passa a utilizar a IDAP – Interface de Divulgação de Alertas Públicos, que contribuirá para a redução de riscos a desastres e defesa da sociedade lafaietense.

De acordo com o Coordenador da defesa Civil Eng. Augusto Júnior Araújo, “esta ferramenta será utilizada em prol dos cidadãos de Lafaiete no intuito de promoção de antecipação aos riscos a desastres naturais”.

O serviço será oferecido gratuitamente, por meio do canal 40199, e para ter acesso é necessário que a pessoa envie um SMS, mensagem de texto contendo o CEP da rua, para o número 40199, feito isto o aparelho estará cadastrado na base de dados para receber alertas relacionados a ondas de frio, tempestades, chuvas intensas, descargas atmosféricas, informações sobre vacinação da COVID-19.

A coordenação da Defesa Civil no município conta com a colaboração dos cidadãos em realizarem o cadastro para que assim tenham condições de receberem os alertas.

“Mais uma vez a Defesa Civil devolve à sociedade a confiança depositada na administração pública, sendo que esta parceria não terá custo algum aos cofres públicos e nem aos cidadãos”, conclui Augusto Araújo.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade