Defesa Civil Regional elabora o plano de ação e emergência de rompimento de barragens de rejeitos

9

Em cumprimento às suas atribuições, a Defesa Civil Regional do Alto Paraopeba está elaborando o Plano de Ação de enfrentamento de desastre, como medida preventiva no caso de caso de rompimento de barragem de rejeitos na região.

O plano de ação de enfrentamento de desastre tem como objetivo a prevenção e minimizar os danos causados no caso de rompimento da barragem. A ação imediata foi cadastrar as pessoas residentes nas Comunidades, que apresentem dificuldade de locomoção, acamados, obesos, crianças e idosos, no sentido de retirá-los em tempo hábil para pontos pré fixados de encontro para serem resgatados. Além do mapeamento das pessoas, são definidos os pontos de abrigo.

Nesta fase, foram mapeadas em Jeceaba, parte do centro e as Comunidades de Santa Quitéria e Caetano Lopes. O Plano pretende se estender até Brumadinho, desde que haja manifestação de interesse das Empresas e Prefeituras.

Foto:divulgação
Foto:divulgação

Participam da elaboração do plano com a Defesa Civil Regional do Alto Paraopeba – Codap,  as Defesas Civis dos Municípios de Congonhas. Jeceaba  e Belo Vale e o Corpo de Bombeiro Militar

A Defesa Civil Regional é uma iniciativa pioneira, implantada pelo Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba-Codap, que tem como meta prestar serviço de qualidade a população. A Sede fica na Praça Nossa Senhora do Carmo, 313, centro, Conselheiro Lafaiete.

 

 

Foto:Barragem/Jeceaba/Foto:divulgação