É hoje! Último Concerto da série de Concertos na Matriz 2019

20

Quem comparecer a Matriz, nesse domingo, (29), além de um grande espetáculo de fim de ano, também será personagem do último Concerto da série de Concertos na Matriz 2019.
O Projeto, idealizado pelo Madrigal Roda Viva e a Igreja da Matriz Nossa Senhora da Conceição, sob a realização do Roda Viva, celebra cinco anos ininterruptos. Foram aproximadamente 15 espetáculos de alto nível artístico e relevância cultural.
A ideia surgiu após um eventual concerto de natal em dezembro de 2013, numa conversa informal entre o Padre José Maria, o Maestro Geraldo Vasconcelos e o então Presidente do Madrigal, Marcos Aurélio Cunha.
O teor da conversa apontava para uma carência critica na programação regular da Música de Concertos em Conselheiro Lafaiete e região, bem como a ausência de espaços para a sua realização.
Prontamente veio a proposta de uma agenda de eventos no interior da Matriz em datas regulares, as quais ocupariam o quinto domingo dos meses de cinco domingos, perfazendo uma média de quatro concertos anuais.
A Projeto apontava para a boa música, independente do gênero e formação, alcançando além de corais, solistas, duos, orquestras, quartetos, cameratas, etc. Outro ponto importante é que além de artistas e grupos renomados, o Projeto teria que comtemplar os músicos locais.
Sem fonte de recursos para as despesas com cachês, transportes e alimentação para os convidados; dispêndios com ecad, divulgação, material gráfico… o Madrigal, através da sua direção e do Maestro iniciaram uma corrida para alinhavar parcerias possíveis de contemplar os custos. A resposta positiva veio dos principais segmentos da Imprensa e do apoio logístico de algumas Empresas: Copiline, Laboratório Antonucci, Lojas Disneylândia, Hidrosolar, Minas Assessorias e Contabilidade e Restaurante Sobrado.
Outros setores foram igualmente imprescindíveis: A Paroquia Nossa Senhora da Conceição, na pessoa do Padre José Maria, a Secretaria de Cultura na pessoa do seu Secretário Geraldo Lafayette, dos fotógrafos Lucas Rodrigues e Mauro Dutra e a própria instituição que utiliza de recursos advindos dos seus sócios contribuintes e de mensalidades dos cantores.
O primeiro Concerto foi dia 30 de junho de 2014. Coube ao extraordinário Trio Amadeus a abertura com chave de Ouro. Um imenso público lotou a Matriz e desde então, todos os Concertos são agraciados por uma imensa e qualificada plateia, que sempre recebe as melhores criticas dos maestros e demais músicos. Alguns afirmam que aqui tem o público dos sonhos de todo artista.
O Roda Viva já recebeu, além do Trio Amadeus, os coros, Madrigale e Coro Novo de B. Horizonte, Libre Cantare e Canarinhos de Itabirito, Tom Maior de Mariana, o Tenor Ronivaldo Magalhães, os Duos Fernandes e Marin (Gisele Fernandes – Soprano e Juliana Marin – piano); Anderson Reis – Leonardo Araujo (Violões); além de artistas da cidade e região: o violeiro Tuca Boelsuns, Vinícius Corrêia (acordeom), Leo Cassilhas (violino), Luiz Beraldo (Sax), Kenedy Neves (Violão), Márcio Zaun (Voz e violão), Stúdio de danças Kênia Najmah, a 31’s Rock Banda, além dos Corais Veritas de Carandaí e do Coral Cantata do Colégio Nazaré.
É possível perceber que o evento contempla a literatura musical em todos os seus segmentos, ou seja: do Erudito ao Rock, passando pelas modas de viola, sambas, MPB, caipira, negro spiritual, folclore regional e internacional entre tantos.
Para encerrar a temporada 2019 o Madrigal Roda Viva se junta ao Coral Cantata do Colégio Nazaré e ao Coral Veritas de Carandaí para juntos, brindar o público com belíssimas canções adornadas pelo espírito de natal e as expectativas do novo ano que se aproxima. Certamente um 2020 de Concertos para corpo e alma.

[Best_Wordpress_Gallery id=”290″ gal_title=”Concerto na Matriz”]