Eleições em Itabirito são adiadas para setembro

13

O adiamento foi causado pelo risco de rompimento das barragens Forquilha I e II

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Itabirito adiou as eleições suplementares para prefeito do município. A eleição, que aconteceria no dia 7 de julho, foi suspensa por um pedido da Defesa Civil da cidade. A nova data para as eleições foi remarcada para o dia 1° de Setembro.

O adiamento foi feito por medidas de segurança, após a vale reafirmar o risco de rompimento das barragens do município. As barragens Forquilha I e III, da Vale, estão no nível 3 de risco, dessa forma, o rompimento é iminente.

Alex Salvador, então prefeito Itabirito, foi cassado em abril deste ano pela justiça eleitoral (Foto: Romeu Arcanjo)

No pedido enviado ao TRE, a Defesa Civil afirmou que com as eleições suplementares ocorrendo no dia 7 de julho, um grande número de pessoas estariam nas áreas de risco, caso a barragem se rompesse. Desse modo, a Defesa Civil não teria como fazer um plano para uma provável tomada de medidas, com pouco tempo.

De acordo com Rogério Medeiros, corregedor do TRE: “As dúvidas suscitadas nos provocaram preocupações e, embora não sejamos engenheiros, bombeiros ou da Defesa Civil, houvemos por bem, por prudência, reelaborar o calendário.”

O ex-prefeito de Itabirito, Alexander Silva Salvador e seu vice, Wolney Pinto, foram cassados por abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos financeiros.

Novo calendário

Após a mudança da data para as eleições marcadas para o dia 7 de julho, um novo calendário foi divulgado pelo TRE. De acordo com o órgão, o calendário foi aprovado pela Corte Eleitoral, na última quarta (12).

Veja as novas datas:

24 à 28 de Julho: Os partidos poderão se reunir em convenções para deliberar os candidatos que irão concorrer as eleições.

1 de Agosto: Último dia para a entrega dos registros de candidatura à Justiça Eleitoral.

2 de Agosto: Início da propaganda eleitoral.

1 de Setembro: Dia das eleições suplementares na cidade.

De 2 a 20 de Setembro: Diplomação do prefeito eleito (Ainda sem data exata definida).

Até as novas eleições, o presidente da Câmara dos Vereadores, Arnaldo Pereira dos Santos, continua como prefeito interino de Itabirito. (Mais Minas)