Em dezembro, Natal Luz movimentou Congonhas com muita arte e magia

16

Congonhas vive momentos de luzes, magia, amor e união com a realização do Natal Luz 2019. Milhares de congonhenses e visitantes de cidades vizinhas prestigiaram as festividades de fim de ano da Cidade dos Profetas, marcadas por uma bela decoração natalina, atrações culturais emocionantes e, claro, a tradicional Casa do Papai Noel.

Tradicional Casa do Papai Noel / DIVULGAÇÃO

A programação cultural para este mês terminou nesta segunda-feira, 23. Mas vem mais por aí! O encerramento oficial será no dia 6 de janeiro de 2020, às 18h, na Praça JK, com o Encontro de Folia de Reis. A Casa do Papai Noel continua aberta à visitação até esta data, sempre a partir das 19h. O local não funcionará somente nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro do próximo ano.

Olhinhos brilhando esperavam, ansiosos, o encontro com o Papai Noel. Centenas de crianças visitaram o Bom Velhinho em sua casinha na Praça JK. Juan Souza, 7 anos, do Jardim Profeta, fez o pedido de seu presente: um robô de controle remoto. Ele gostou do Natal na cidade e deixou uma mensagem a todos: “Feliz Natal, um dia muito bom para vocês e carinho”.

Para os congonhenses as festividades em Congonhas sempre reservam uma surpresa. “A Casa do Papai Noel está muito linda e interessante. Ano passado eu vim e, a cada ano, é uma experiência nova. As crianças adoram. Minha filha Ana Beatriz, de 2 anos, amou porque é tudo muito lindo. A iluminação está mais bonita que o ano passado”, observou Edimara Costa, moradora do Santa Mônica.

Nesta época do ano, Congonhas recebe visitantes de diversas cidades da região. Acompanhando a página oficial da Prefeitura de Congonhas no Facebook, Marcia Rafael, de Ouro Branco, viu a programação do Natal Luz e convidou sua irmã e sua amiga para prestigiar o fim de ano da Cidade dos Profetas. “Está tudo lindo, maravilhoso. A iluminação está bem bonita. Congonhas está maravilhosa. Trouxe meus filhos e minhas sobrinhas. É bom incentivar a fantasia das crianças. Feliz e santo Natal a todos”, disse.

Este ano, mais pontos da cidade receberam iluminação natalina: região central, Igreja N. Sra. do Rosário, Matriz de N. Sra. da Conceição, entorno da Igreja São José, Alameda das Palmeiras, bairro Praia, Praça do Dom Oscar e Terminal Rodoviário. As apresentações também agradaram pessoas de todas as idades. Já a Casa do Papai Noel, preparada para receber um maior volume de pessoas, trouxe, novamente, a magia da neve ao nosso país tropical.

Para a secretária de Cultura, Míriam Lúcia Palhares, o número de visitantes “mostra que Congonhas, hoje, é a cidade da região que mais oferece essa beleza de Natal. A Magia do Natal é muito bonita. Congonhas está de parabéns. O Natal é uma festa de reencontro, é um momento de reflexão de tudo aquilo que passou e que ainda se almeja. É paz, alegria e luzes”, disse, parabenizando as equipes de diversas secretarias que contribuíram para esta grande festa acontecer.

O Natal Luz 2019 é uma realização da Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Cultura, com apoio da FUMCULT, de outras secretarias municipais, do Sindcomércio Congonhas e patrocínio da Vale.

 

Véspera de Natal

 Por mais de 15 dias, a Praça JK recebeu atrações culturais para todos os gostos e religiões. Nesta segunda-feira, 23, o Coral Cidade dos Profetas e o Coral Infantojuvenil Santa Luzia abrilhantaram a Praça JK. Encerrando a programação de dezembro do Natal Luz, o grupo Trem de Histórias também apresentou “Contos e Cantos de Natal”.

O fim de semana foi marcado pela participação do Auto de Natal “De muitas Marias e tantos Josés”, da Casa de Teatro de Conselheiro Lafaiete, pela apresentação do Coral Nossa Senhora Aparecida da Vila Marques e pelo show do grupo Emanuel, que animou jovens fiéis com muita música, dança e fé.