Entre Rios de Minas recebe o 2º Festival Gastronômico “Receitas de Família”

18

Evento resgata culinária local, valorizando os ingredientes produzidos no município.

Nos dias 15 e 16 de setembro, Entre Rios de Minas irá receber o 2º Festival Gastronômico “Receitas de Família”, celebrando a culinária local com dez receitas de famílias entrerrianas com ingredientes da terra. O festival, que é gratuito, será realizado na Praça Senador Ribeiro, Centro da cidade, das 11h às 23h no sábado, e das 11h às 18h no domingo.

Cozinheiros e cozinheiras guardiões de receitas antigas passadas de geração em geração trarão iguarias como: Carne de lata com mandioca, Feijão tropeiro mineiro, Umbigo de banana com linguiça de porco, Paçoca de banana verde com torresmo, Pastel de angu, Costelinha de porco marinada na cachaça, Angu recheado com frango caipira e cambiá, Isca de tilápia com batata, Canjiquinha de milho com costelinha, além de quitandas, doces e artesanatos. Os pratos serão vendidos a preços populares ao público. As “Receitas de Família” irão disputar os títulos de “Melhor Receita de Família”, “Melhor História de Receita de Família” e “Melhor decoração do stand”.

De acordo com o secretário de Cultura de Entre Rios de Minas, Felipe Resende, a intenção do festival é celebrar a culinária regional através das receitas de família e oportunizar o encontro em uma cidade que é rica em cultura, história e patrimônio cultural. “Na edição do ano passado, os cozinheiros fizeram tanto sucesso, que tiveram que buscar mais produtos nas suas casas para atender ao público. Isso demonstra como entrerrianos e turistas amam a gastronomia mineira, caseira e regional”, afirma.

Além das receitas, atrações musicais também fazem parte do evento. Irão se apresentar bandas de diversos estilos, de artistas locais e regionais, trazendo ao palco MPB, forró, moda de viola, seresta, pop e rock. Os grupos culturais misturam-se aos folclóricos, como as Folias de Reis e Banda Nossa Senhora das Brotas. Em uma das apresentações, o público terá um encontro com a Seresta Rios ao Luar, grupo de “jovens senhores” já tradicional em Entre Rios de Minas.

Compondo a programação, haverá oficinas, rodas de conversa e palestras sobre gastronomia, realizadas na Secretaria de Cultura e na Biblioteca Municipal. Dentre os assuntos abordados estão a culinária com ingredientes locais, produção de alimentos orgânicos e agroecológicos da região e o ofício das quitandeiras. Também haverá oficina de culinária para crianças e oficina de cerveja artesanal. As inscrições, que são limitadas, podem ser feitas no Descubra Entre Rios (Praça Senador Ribeiro, 242, Centro), até 13 de setembro.

Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer os produtos da cidade, como os doces e as quitandas. O artesanato estará presente com as flores de palha, bordados, tapetes, objetos confeccionados com bambu, dentre outros.

O 2º Festival Gastronômico “Receitas de Família” é oportunidade para conhecer uma cidade diferenciada do interior de Minas Gerais no final de semana, localizada a 120 km de Belo Horizonte e a 60 km de São João Del Rei. A cidade, Berço do Cavalo Campolina, tem história e patrimônio cultural singulares, como a Igreja Nossa Senhora das Brotas, o prédio do Hospital Cassiano Campolina, a Capela dos Olhos D’àgua e a Casa de Pedra do Gambá. A cidade ainda preserva antigas fazendas do período colonial e diversas cachoeiras. O evento oportuniza um reflexo sócio-econômico-cultural importante para o município, que completa 305 anos de história como sua vizinha, São João Del Rei.

O 2ª Festival Gastronômico “Receitas de Família” é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Entre Rios de Minas, com apoio do Conselho de Desenvolvimento Cultura (Codec) e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Confira a programação completa:

2º Festival Gastronômico “Receitas de Família” de Entre Rios de Minas:

Data: 15 e 16 de setembro de 2018 (sábado e domingo)
Horário: Sábado, 15 de setembro: das 11h às 23h
Domingo, 16 de setembro: das 11h às 18h
Local: Praça Senador Ribeiro, ao lado da Igreja Nossa Senhora das Brotas. Centro de Entre Rios de Minas.

Palestras, Rodas de Conversa e Oficinas

Sábado,15 de setembro
Local: Secretaria de Cultura – Rua José Resende, 26 (antiga Câmara Municipal).
8h:“Oficina de Cerveja Artesanal”, com a Cervejaria Mesopotâmia Devil’s (10 vagas) Inscrição: R$ 30,00.
14h:“Oficina de Gastronomia para crianças” (até oito anos), com o Chef Eraldo Pereira (20 vagas) – gratuita.
16h: “Oficina de Gastronomia para crianças” (a partir dos nove anos) com o Chef Eraldo Pereira (20 vagas) – gratuita.
Local: Biblioteca MunicipalProfessor Luiz Balbino – Praça Senador Ribeiro, 242, Centro, Entre Rios de Minas.
15h: Roda de Conversa “Produtores de Orgânicos e Agroecológicos da Região” – gratuita.
18h: – Roda de Conversa “Culinária Ingredientes Locais” – Chefs Convidados – gratuita.

Domingo, 16 de setembro
Local: Secretaria de Cultura – Rua José Resende, 26 (antiga Câmara Municipal).
13h30: Palestra “O Oficio das Quitandeiras: Tradição e Patrimônio de Minas Gerais”, com Chef Juliana Bonomo– gratuita.

Entretenimento
Local: Praça Senador Ribeiro, ao lado da Igreja Nossa Senhora das Brotas. Centro de Entre Rios de Minas.

Sábado, 15 de setembro
11h: Abertura do festival
12h: Show Seresta Rios ao Luar
15h: Artistas e grupos locais
16h: Histórias das receitas
19h: Show Florall – Alexandre Andrés e Gustavo Amaral
21h: Show TikindumTikindoto

Domingo, 16 de setembro
11h: Encontro Folia de Reis
15h: Resultado do festival
16h: Show Banda Baile IMRS

Inscrições e informações:
Descubra Entre Rios
Praça Senador Ribeiro, 242, Centro, Entre Rios de Minas.
(31) 98623-6616