Ernani é o campeão geral do Powerman Brasil 2018 na distância sprint

17
A consagração de Ernani no Powerman

Depois de alguns anos sem disputar uma prova de duathlon de alto nível, Ernani de Souza (Clube Recreativo Dom Pedro II, Kailash, Cia da Saúde Lafaiete) voltou a modalidade conquistando um excelente resultado. Ele foi simplesmente o campeão geral do Powerman Brasil na distância sprint que compreende 5 km de corrida, 30 km de bike e finaliza com mais 5 km de corrida.

O Powerman trata-se de uma franquia da modalidade duathlon que tem seu campeonato mundial realizado na Suíça geralmente no mês de setembro. No mundo afora existem as provas nacionais que servem como seletivas para o mundial. Assim o Powerman Brasil distribui vaga para este evento internacional, no caso da prova brasileira tem-se duas distâncias distintas a prova principal denominada “Classic” com 10/60/10 km e a “Sprint” com 5/30/5 km.

No Brasil o Powerman teve sua primeira edição em Florianópolis no ano de 2015 repetindo esta cidade sede no ano seguinte. Já em 2017 o evento se transferiu para Indaiatuba, no interior paulista e por lá segue até os dias de hoje.

O evento

Ernani desistiu de sua participação no Ultra Trail du Mont Blanc neste ano de 2018 e desta forma refez o calendário buscando novos desafios e provas que o tirassem da zona de conforto. Ele se inscreveu no Powerman para relembrar temporadas passadas onde o foco principal era provas de duathlon. “Voltar a fazer uma prova de duathlon com um nível elevado como o Powerman seria um desafio grande, principalmente por não estar treinando exclusivamente para esta modalidade. Para quem deseja estar entre os primeiros colocados no geral não basta apenas estar treinando corrida e ciclismo, treinos específicos de transição também são importantíssimos e estes eu não faço a muito tempo”, disse Ernani.

Depois de resolver participar da prova ajustou os treinos para tentar chegar em condição de brigar por um top 10 no geral, afinal além de estar sem o ritmo desejado para uma prova de duathlon ele também não tinha a mínima ideia de quem seria meus adversários devido a estar fora do circuito de duathlon há muito tempo. A estratégia era de simplesmente equalizar os esforços nas duas disciplinas para não “quebrar” em momento algum da prova.

Toda estrutura da competição foi montada dentro do velódromo municipal de Indaiatuba. Na sexta e sábado ocorrem a entrega dos materiais de prova para os atletas. No sábado também aconteceu um duathlon kids para incentivar os mais jovem e no domingo o dia foi exclusivo para os adultos.

“Um pedal consistente me deu a vantagem necessária para vencer a disputa”, disse Ernani sobre o evento esportivo

A distância Classic teve sua largada as 07:30 e o Sprint as 07:40. “Quando alinhei para largada estava tenso, não sabia como seria o desfecho deste dia de disputas, mas logo as coisas começaram a melhorar e já na altura do km 1 eu já estava na liderança junto com um atleta de Goiás. Juntos fomos abrindo vantagem para os demais, próximo da transição para a bike o atleta que seguiu comigo Carlos Henrique atacou entrando na área das bikes com alguns segundos na minha frente. Porém dei o troco no início do pedal. Carlos se enrolou para calçar a sapatilha e eu aproveitei desta situação para ditar o ritmo da prova. Uma característica interessante na prova de Indaiatuba é que o pedal e extremamente difícil, muitas subidas fortes, curvas acentuadas e também a proibição de pegar vácuo do seu adversário. Lá não existe pelotão durante o percurso de bike sendo passível de penalização e até desclassificação se isso acontecer. Desta forma o pedal fica ainda mais seletivo e eu fiz bastante força na bike e consegui ampliar a minha vantagem. Saí para última corrida com uma margem confortável para administrar os últimos 5 km e ser campeão geral do Powerman Brasil na distância Sprint”, relatou Ernani.

Após a prova do interior paulista, Ernani segue concentrado para disputar a final da Copa Chaoyang Estrada Real de Mountain Bike, que acontece em Itabirito, nos dias 1 e 2 de setembro. O atleta aproveita a oportunidade para agradecer seus patrocinadores e parceiros da mídia na divulgação de seus resultados.