Escola de Congonhas é destaque nacional

15

A Escola Municipal João Narciso, de Joaquim Murtinho, foi considerada excelente por meio de uma pesquisa realizada a partir de dados da Prova Brasil dos anos de 2011, 2013 e 2015. Essa avaliação é um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do aprendizado e estabelece metas para a melhoria do ensino. A instituição congonhense obteve ótimos resultados nas últimas três avaliações, referentes ao 5º ano, atingindo notas de 6.5, 6.7 e 6.9, respectivamente. O Município obteve notas 6.0, 6.1 e 6.5. Esse é o resultado de um trabalho que envolve os investimentos do Governo Municipal na educação, o trabalho desenvolvido pelos professores em sala de aula, o incentivo aos alunos e o apoio de pais e responsáveis.

A pesquisa, feita pela Fundação Lemann, Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e Itaú BBA, elencou outras 30 escolas públicas brasileiras que atendem alunos de baixo nível socioeconômico do Ciclo I do Ensino Fundamental. Já nos anos finais, foram classificadas 10 escolas. O mapeamento teve como base as últimas três edições da Prova Brasil, um exame que avalia os conhecimentos dos alunos em matemática e língua portuguesa. O resultado do desempenho é um dos componentes do Ideb.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Resende, esse resultado é um reflexo das ações desenvolvidas em prol da educação no Município, do trabalho dos professores em sala de aula e do apoio de pais e responsáveis. “Temos conhecimento das diversas práticas inovadoras que são desenvolvidas nas escolas e vale registrar que o acompanhamento dos pais, conjuntamente com a equipe pedagógica das escolas, elevam o índice de aprendizagem na educação. Temos ciência que os pais da E.M. João Narciso estão sempre presentes nas ações da escola e que a gestão escolar está antenada com a promoção de seus alunos, por meio de projetos educacionais”, destaca.

João Narciso

A diretora da E.M. João Narciso, Marcilaine Cássia Barbosa Lana, explica que a Prova Brasil é realizada a cada dois anos e, somada ao índice de aprovação geral da instituição e o número de evasão de alunos, dão base para a nota do Ideb. A prova será aplicada este ano. “Essa pesquisa é nova para nós e, agora, vamos acompanhar. É uma satisfação muito grande para nós. Aqui é uma escola de bairro, com diversas realidades. Esse resultado é fruto de um conjunto, de uma união de forças, com cada um contribuindo de alguma forma. A escola já virou referência. Os professores daqui são muito comprometidos. O Governo Municipal e os pais nos apoiam”, observa.

Apesar de a Prova Brasil ser realizada somente nos 5° e 9° anos, a preparação é feita durante toda a trajetória escolar dos alunos da rede municipal, seguindo uma metodologia do Governo Federal. A pedagoga de Educação Infantil e de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental da escola, Ivana Beatriz Soares Maia, reforça que, quando o aluno chega ao 5° ano, ele já está bem preparado para a prova e começará a se preparar ainda mais. “Eu entrei na escola em 2004 e estou tão feliz! Me sinto realizada. Não esperava que a escola fosse destaque nacional. Nossa equipe é muito boa. Temos um grupo de profissionais que trabalham juntas”, completa.

Atividades ajudam na aprendizagem

João Narciso

A E.M. João Narciso atende 408 estudantes de diversas localidades, como Joaquim Murtinho, Cidade Jardim, Vila Marques, Vila Cardoso, São Luiz, Alto Maranhão e Jardim Profeta. Além da Educação Infantil, conta com turmas de 1° ao 9º ano do Ensino Fundamental. Também funciona em horário integral, com o programa Novo Mais Educação, atendendo 112 alunos em oficinas de Jiu-Jitsu, futsal, handball, português e matemática.

O Governo Municipal investe em atividades que articulam e fomentam diversos saberes, como o esporte. Em julho deste ano, foi inaugurado o Ginásio Poliesportivo Delci Dias dos Santos, que beneficia não só os moradores de Joaquim Murtinho, mas também toda a comunidade escolar, já que está localizado no mesmo quarteirão da escola. Os alunos utilizam o espaço durante as aulas de educação física e treinam suas habilidades. “Temos nos destacado muito no esporte. Nosso forte é o handball. Em julho, um time da escola participou dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), em Arcos”, conta Marcilaine.

A diretora destaca, ainda, a participação e o bom desempenho dos alunos da E.M. João Narciso em diversas atividades, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), o concurso de redação do PROERD e o concurso de redação e desenho da Copa Mountain Bike. “Também temos atividades permanentes que contribuem para esses resultados, como a gincana temática, a Semana da Cidadania e a Mostra Cultural. Também temo o Grêmio A Voz do Aluno”, completa.