Falta de acessibilidade: escada vira entrave para conclusão da reforma da estação ferroviária

14
Escada atrasou término da reforma da estação/Foto:Correio de Minas

Para facilitar o acesso, será construída uma plataforma de elevação no túnel

Uma escada que dá acesso pelo túnel a histórica estação central do Brasil em Lafaiete foi o motivo para que o Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) paralisasse as obras de reforma do imóvel desde maio do passado. Desde então, o município e a MRS se debruçam para encontrar uma solução e retomar as obras que fazem parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela empresa com o Ministério Público.

O projeto foi aprovado pelo IPHAN e as obras de restauração da estação iniciaram em 2013. Em visita técnica de acompanhamento o órgão federal verificou que a escada, principal entrada de acesso a estação, não reunia condições favoráveis de acessibilidade. Surgia então um grande entrave que atrasou a obra em quase 10 meses.

Desde então inúmeras reuniões aconteceram para buscar uma solução e correção do projeto. Na semana passada, a MRS, Ministério Público, Prefeitura e o IPHAN chegaram ao entendimento para fazer uma plataforma de elevação dentro do túnel até a escada para facilitar o acesso. A obra ficará sob a responsabilidade e financiamento entre a prefeitura e a MRS.

DSCF4282
MRS e prefeitura vão construir elevado para facilitar entrada/Foto:Correio de Minas
Escada atrasou término da reforma da estação/Foto:Correio de Minas
Escada atrasou término da reforma da estação/Foto:Correio de Minas