Fatos e opinião – Memorial histórico da Paroquia de São Sebastião

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Pelos idos do século XIX em decorrência do rápido progresso da parte baixa da antiga Queluz, o bairro Conselheiro Lafaiete nasce a margem da Ferrovia da Central do Brasil. O padre Américo Adolfo Taitson 12º pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conçeição de Queluz fez o pedido à Cúria Metropolitana de Mariana de provisão para construção de uma Capela em honra ao glorioso Mártir São Sebastião, datada de 22 de abril de 1903. A finalidade era garantir assistência espiritual aos ferroviários que povoavam a região. A construção da atual Igreja de São Sebastião teve a participação especial dos ferroviários que ajudaram como voluntários na mão de obra e cedendo uma parte de seus salários para custear as despesas.

Nos livros de registros da paróquia existem assentos de casamentos e batizados realizados nesta Capela a partir de 1908, curato da paróquia de nossa senhora da Conçeição que fazia divisa com cidades vizinhas.

A atual Igreja, cuja construção teve inicio durante o curato de padre Antonio Prette, primeiro padre e benfeitor a serviço da Igreja de São Sebastião concluiu-se na década de 30, quando o Cônego José Sebastião Moreira exercia o oficio de pároco. Foi o Cônego Moreira quem mudou o projeto da obra, aumentando-lhe o tamanho e contratado o artista italiano Pietro Gentillli, que pintava a Capela de São José do Seminário Maior de Mariana, para fazer a decoração, restando hoje, apenas a pintura da cúpula da Capela-Mor e a pintura de Santa Cecília no coro da Matriz, datadas de 1932.

Aos vinte seis dias de julho de 1914, a Igreja de São Sebastião é presenteada com novos sinos, doados pela Rainha Helena, da Itália, em atenção a um pedido da colônia de Queluz. Em 22 de novembro de 1941 A Capela de São Sebastião é elevada a categoria de sede da nova Paróquia de São Sebastião por provisão de Dom Helvécio Gomes de Oliveira, então Arcebispo Metropolitano de Mariana. Seu primeiro Pároco foi o saudoso Monsenhor Antonio José Ferreira, que permaneceu à frente da paróquia até sua morte, em 1985, sendo substituído por seu irmão, Padre Hermano José Ferreira, também até o seu falecimento na noite de domingo, 01º de fevereiro de 2004.

Mesmo enlutada, a Paróquia de São Sebastião recebeu com alegria o Cônego Antônio Eustáquio Barbosa, nomeado em fevereiro e empossado no dia 19 de março de 2004. Cônego Eustáquio permaneceu entre nós com sua alegria e disponibilidade até o ano seguinte, quando Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida nomeou o Padre Magno José Raimundo Murta como pároco. Em seu paroquiato, Padre Magno deu forte impulso a ação pastoral.

Em outubro de 2010, Dom Geraldo Lírio Rocha, Arcebispo Metropolitano de Mariana e Presidente da CNBB, nomeou o Padre Daniel Marcos Lima como novo pároco de São Sebastião.

Celebremos com grande júbilo e ação de graças o septuagésimo ano da criação da Paróquia de São Sebastião!

SEMANA SANTA NA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO SE                                                                                                                         DESTACA EM LAFAIETE NO BRASIL INTEIRO E NO MUNDO

Dia 14 de abril de 2017, SEXTA – FEIRA DA PAIXÃO

MEMORIAL DA PAIXÃO E MORTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

A vida e padecimento de Jesus, sua morte com requintes de crueldades na CRUZ é e continuará por todos os séculos sendo um acontecimento relevante tão comovente e marcante na vida social cristã, testemunhada no passado distante dos dias atuais, retratando com ricos detalhes como e por que “Jesus Nazareno Rei dos Judeus” derramou até a última gota de seu precioso sangue e ainda foi condenado à morte na cruz. “Cristo foi morto e sepultado, venceu a morte e ressuscitou no terceiro dia, como está inserido nas sagradas escrituras. Jesus filho de José e da Virgem Maria nascido por obra e graça do Espírito Santo”.

No céu, Deus cheio de poder e bondade enviou o BOM PASTOR a terra SANTA levando a humanidade a cultura, remediando a própria dor dos pecadores, dando lhes o perdão e a eterna salvação de suas almas. “Jesus é o Caminho a Verdade e a vida eterna”.

Matriz de São Sebastião/Reprodução

Na escadaria da Matriz de São Sebastião de 13 às 14 h30 : Sermão das Sete palavras do Divino Redentor na Cruz pregado pelo Rv.mo Sr. Padre Valter Magno de Carvalho, às 15 horas: Solene Ação Litúrgica, Oração Universal, Adoração do Cristo na Cruz e distribuição da Eucaristia na Matriz de São Sebastião e na Capela de São Gonçalo.

Às 19 horas: Na escadaria da Matriz, ENCENAÇÃO da Paixão e Morte de Jesus Cristo e descendimento da Cruz. O Sermão foi pregado pelo Rev.mo Sr. Padre Adilson Umbelino Couto. Em seguida, o canto da Verônica e a saída da piedosa Procissão do Enterro de Nosso Senhor com a presença marcante do figurado Bíblico acompanhada por uma multidão de fieis Lafaietenses e numerosos Romeiros visitantes de várias outras cidades.

O Conselho Paroquial da Matriz de São Sebastião e o Padre Daniel Marcos Lima juntamente com seus auxiliares e Padres das Paróquias de outros Municípios foram alvos de calorosos e merecidos elogios pela excelente participação na recente Solenidade da Semana Santa realizada na Matriz de São Sebastião da ditosa Cidade mineira de Conselheiro Lafaiete/MG.

A Solene Semana Santa realizada na Matriz de Nossa Senhora da Conceição padroeira de Lafaiete, que tem como seu pároco o Rev.mo Sr. Padre José Maria Coelho da Silva, aconteceu num clima de fé e religiosidade cristã de seus paroquianos e teve a participação católica de uma multidão de Lafaietenses, visitantes de outras cidades e o figurado Bíblico fez jus aos merecidos elogios recebidos na Praça da Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Conslheiro Lafaiete/MG. O brilhante Sermão do descendimento de Nosso Senhor Jesus da Cruz, foi pregado pelo Pároco da Imaculada Conceição Padre José Maria.

Até a próxima edição se Deus assim nos permitir com NOVAS NOTÍCIAS do maior interesse de nossos numerosos leitores de Entre Rios de Minas, cidades vizinhas e em toda a Região do interior de Minas Gerais, do Brasil, e vários outros países do mundo.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *