Festa do Biscoito de São Tiago traz cinco toneladas de quitutes e cem tipos de biscoitos

19
Mais de 100 variedades de biscoito são preparadas para a festa em São Tiago (MG) (Foto: Reprodução/EPTV)

Mais de 700 litros de café foram preparados para acompanhar os biscoitos. Festa termina domingo (10)

 

A cidade de São Tiago (MG) recebe mais uma vez a tradicional Festa do Biscoito. Com mais de cem tipos diferentes, foram produzidas cinco toneladas de biscoitos e 700 litros de café para os moradores e turistas que participam da festa.

Este ano, são 21 estandes participantes da festa. O evento é para celebrar a tradição que São Tiago tem na produção de biscoitos. Hoje, o produto representa a principal fonte de economia para famílias da cidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 10% dos 11 mil habitantes da cidade trabalham no setor.

Mais de 100 variedades de biscoito são preparadas para a festa em São Tiago (MG) (Foto: Reprodução/EPTV)

São Tiago tem 60 fábricas de biscoito e a produção chega a 150 toneladas por mês. Os produtos são vendidos para várias partes do país. O estado reconheceu o município como um polo produtor.

“Este é o evento que fomenta nossa economia. Mais de 60% da economia do município gira em torno do biscoito. A gente diz que o biscoito não atrai o turista, porque ele também está onde o turista mora. Mas a festa traz o turista para nos conhecer ao contar essa história”, explica o secretário de Administração, Flúvio Antônio Salomão Martins.

Quem trabalha há anos na produção dos biscoitos, não abre mão da tradição. “Hoje é mais fácil, você encontra tudo na internet. Porém as receitas nossas antigas tem alguma coisa diferente nas medidas”, conta a aposentada Maria da Conceição Silva Mata

A Festa do Biscoito de São Tiago termina neste domingo (9) e acontece na Praça Ministro Bias Fortes, no Centro da cidade.