Focos de incêndios tomam a região e em Congonhas fogo em mata assusta moradores

9
Fogo consome mata em áreas de nascentes perto do Parque da Cachoeira em Congonhas/ Foto: Sandoval Souza

Somente nesta quarta feira, dia 13, o plantão do Corpo de Bombeiros foi acionado para mais de 15 ocorrências de incêndio em vegetação. A mistura do tempo seco e quente, a baixa umidade relativa do ar e principalmente a falta de consciência das pessoas ocasionam um cenário propício para a proliferação de diversos incêndios não somente na zona urbana como também na zona rural.
Congonhas

Em Congonhas um incêndio ocorreu em uma mata próxima a sub-bacia do córrego Santo Antônio, que fornece 60 % da água consumida na “Cidade dos Profetas”. A fumaça foi observada pelos congonhenses e foi alvo até nas homilias dos padres durante as celebrações do Jubileu do Bom Jesus. Ainda sob o impacto da tragédia que devastou grande área da Serra do Ouro Branco, o incêndio em Congonhas assustou os moradores. O local é onde se encontram o Parque da Cachoeira, muitas captações da COPASA e algumas minas da CSN e VALE.

Lafaiete

Na cidade foram registrados incêndios nos bairros Arcádia, Rancho Novo e Alto do Cruzeiro.

Barbacena Os bombeiros foram acionados em diversas localidades rurais como Vale do Ipê, em Antônio Carlos, e na localidade de Capetinga, na zona rural de Ressaquinha, onde uma plantação de eucalipTO foi praticamente destruída e a proprietária suspeita que o incêndio tenha sido criminoso. Já na zona urbana de Barbacena foram registrados acionamentos para combates em lotes vagos nos bairros.São João Del Rei.Na cidade histórica os bombeiros combateram incêndios nos bairros Cidade Nova, Risoleta Neves e nas imediações da Rodovia BR 494,  que liga a cidade de Ritapolis onde na altura do bairro Colônia do Bengo o incêndio interrompeu o tráfego de veículos. Na zona rural,  no bairro da Chácara, o incêndio em uma mata fechada foi inicialmente combatido por populares onde um homem apresentava um quadro de intoxicação decorrente da inalação de fumaça necessitando ser socorrido.