Gerdau investe em inovação digital para otimização dos processos na mineração

26
Studio Roberto Lima e Pablo Sobral Fotografos Profissionais
Gerdau investe em inovação digital para otimização dos processos na mineração/Divulgação

A Gerdau está investindo na implantação do Projeto Usina Digital que visa a otimização dos processos industriais por meio do uso de mobilidade e de aplicativos que promovam ganhos em produtividade e redução de custos em suas operações. Em Minas Gerais, o projeto denominado Mina Digital, está presente nas unidades de Miguel Burnier, em Ouro Preto, e Várzea do Lopes, em Itabirito, que estão recebendo diversas soluções tecnológicas. E os resultados já podem ser mensurados por meio do aumento de produtividade nas áreas de manutenção, operação e logística. Além da melhoria no monitoramento e gestão dos controles ambientais.

Algumas das iniciativas adotadas na mineração envolvem a automatização de etapas dos processos que geram mais agilidade no atendimento das demandas e a maior confiabilidade no acesso às informações. Além disso, o projeto utiliza ferramentas digitais e aplicativos que contribuem para aumentar a eficiência operacional da mineração resultando em ganhos importantes em produtividade, gestão ambiental, redução de custos e melhoria do atendimento ao mercado.

O projeto Mina Digital faz parte do pacote de ações do Usina Digital, que engloba uma série de iniciativas de inovação e tecnologia da empresa. Há cerca de três anos, um grupo multidisciplinar de profissionais da Gerdau identificou a oportunidade de maior inserção da Empresa no universo tecnológico para otimizar processos e gerar melhores resultados.

A partir disso, esse grupo realizou visitas de benchmarking, inclusive no Vale do Silício, e mapeou como seria possível inovar no setor do aço, seguindo a tendência da indústria 4.0. A partir desse estudo, criou o projeto Usina Digital voltado para otimização dos processos industriais por meio do uso de mobilidade e de aplicativos. O projeto está em andamento nas unidades produtoras de aço e de mineração da Gerdau no Brasil e em fase-piloto na América do Norte.