Gerdau realiza doação de material para recapear vias de Lafaiete e cidades da região

12

Agregado siderúrgico já foi entregue a nove prefeituras da região central de Minas Gerais e beneficiará a população dos municípios

 

A Gerdau realizou, nos últimos dois anos, a doação de mais de 47 mil toneladas de agregado siderúrgico para nove prefeituras da região central de Minas Gerais. Dentre os municípios beneficiados estão Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Congonhas, Ouro Preto, Rio Espera, Lamim, Santana dos Montes e Moeda. Todo o material doado é utilizado pelos municípios para o recapeamento de vias.

De acordo com o secretário de obras da Prefeitura de Moeda, Lino de Castro, a doação desse material foi essencial para a cidade e contribuiu para o orçamento. “Por ser um município pequeno e possuir poucos recursos financeiros, a doação da Gerdau fez a diferença. Vamos iniciar as obras de recapeamento nos próximos dias em vias utilizadas pelo transporte escolar e, certamente, contribuirá para a melhoria na qualidade de vida dos moradores, explica.

O uso do agregado siderúrgico para o recapeamento tem como objetivo a sustentabilidade e a preservação dos recursos minerais não renováveis. Segundo Castro, a expectativa é que as vias da cidade melhorem 70% após as doações do produto. “Além do benefício na recuperação do asfalto, estamos cuidando da preservação do meio ambiente por meio de iniciativas como essa”.

O agregado siderúrgico surge do processo de produção de aciaria.  Ele é composto de óxidos e silicatos e possui alta resistência ao desgaste. Depois de segregado e beneficiado, pode ser usado em obras de pavimentação, artefatos de concreto, contenção de encostas, na agricultura, em lastro ferroviário e em diversas outras aplicações.