Glaycon propõe audiência para debater perspectiva para o Artesanato Mineiro

9
Secretário de Cultura Angelo Oswaldo e deputado Glaycon Franco/Divulgação
Secretário de Cultura Angelo Oswaldo e deputado Glaycon Franco/Divulgação

Durante a Audiência com Convidados da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, que ocorreu no dia 23 de agosto, o deputado Glaycon Franco apresentou um requerimento de sua autoria de nº 9.553/2017, que solicita uma Audiência Pública da Comissão de Cultura para debater com a presença de convidados da região, de assuntos relacionados ao Artesanato Mineiro.

O requerimento apresentado pelo deputado Glaycon foi muito elogiado pelo secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo que foi um dos convidados da reunião.

O deputado ressaltou a importância de valorizar os artesanatos e artesãos de Minas Gerais pelo trabalho tão reconhecido por todo mundo e da necessidade de criar políticas públicas que fomentem e valorizem os trabalhos regionais. “Nós precisamos valorizar e criar políticas públicas para incentivar a cultura do estado. Na minha região, Campo das Vertentes, foi criado um arranjo produtivo local pelo ‘Corredor do Artesanato’ de Conselheiro Lafaiete até São João del-Rei, ricas na produção de artesanatos que geram renda para muitas famílias. Para fortalecer e ampliar esse trabalho, nós precisamos dar atenção para o artesanato porque, acima de tudo, ele gera emprego e renda. A pedido dos artesãos e em prol da economia solidária, nós vamos fazer uma grande audiência pública para que a gente possa buscar soluções e políticas públicas para viabilizar o artesanato e incrementar a economia mineira.”

Após a aprovação, o deputado continuou a mesa da comissão para participar do debate sobre o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas: principais eixos do plano, cronograma de atividades e perspectivas de participação da sociedade civil na discussão e na consolidação da futura norma.

A reunião contou, também, com à presença dos parlamentares membros da comissão e do  coordenador geral do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Lucas Guimarães de Araújo Ribeiro, da coordenadora geral do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Luana de Araújo Carvalho, da coordenadora geral do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Rosana Mont’Alverne Neto, do coordenador de Regionalização do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Marcos Roberto do Nascimento, da coordenadora de Regionalização do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Cleide Aparecida Fernandes e da secretária-executiva do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Clarissa de Almeida Gonzaga.