25 de abril de 2024 13:21

Governo endurece regras e retorno das aulas presenciais é suspenso em cidades do interior de Minas

Apesar das restrições, atividades em colégios de Uberlândia são mantidas devido ao fato da cidade não seguir o Programa Minas Consciente

Decisão é resultado do regresso da macrorregião do Triângulo Norte para a chamada Onda Vermelha.

O retorno das aulas presenciais previsto para a próxima segunda-feira (21) está suspenso na macrorregião de saúde do Triângulo Norte, em Minas. A decisão é resultado do regresso da região para a chamada Onda Vermelha do Programa Minas Consciente, plano do Governo de Minas para o enfrentamento a covid-19. 

Por outro lado, a macrorregião Sudeste apresentou melhora nos índices que acompanham a evolução da doença e poderá se juntar ao Vale do Aço na Onda Amarela. Com a atualização, apenas escolas que oferecem anos iniciais localizadas nessas regiões e que seguem as decisões do Comitê Estadual de Enfrentamento a covid-19 poderão manter o retorno das atividades. 

Conforme a Itatiaia já informou, as atividades escolares podem ser retomadas apenas em municípios que estiverem nas Ondas Verde e Amarela do Programa Minas Consciente e onde a prefeitura não apresentar restrições.  

Segundo o Estado, a cada 14 dias serão avaliadas as condições de cada localidade e os indicadores epidemiológicos para que seja programado um avanço nessa retomada. Após os anos iniciais, a previsão é que sejam retomados os retornos do terceiro ano do Ensino Médio e o nono ano do Ensino Fundamental. 

Apesar das classificações do plano estadual, Uberlândia não integra o Programa Minas Consciente. Por tanto, a cidade tem um plano próprio e essa decisão do Estado não afeta as ações já traçadas pelo município. As aulas na cidade que foram retomadas na última segunda-feira devem seguir até uma nova avaliação do comitê municipal. 

Minas Gerais tem duas macrorregiões da saúde na Onda Amarela e 12 na Onda Vermelha. 

FONTE ITATIAIA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade