Congonhas inaugura seu maior ginásio poliesportivo

13
Programação cultural marcou inauguração do Ginásio do Nova Cidade/Divulgação

Uma grande festa tomou conta do Ginásio Poliesportivo José Juracélio de Santana, inaugurado na noite desta segunda-feira, 18, no Nova Cidade. A conquista foi celebrada pela comunidade, que recebeu, ainda, o centro comunitário. O maior ginásio de Congonhas e região, que comporta mais de 5 mil pessoas, conta com uma estrutura excelente para eventos esportivos e eventos em gerais. As dimensões da quadra seguem o padrão oficial profissional em todas as modalidades esportivas. Possui também traves próprias para o handebol, tabela móvel para o basquete, placar eletrônico e cabine para a imprensa.

A solenidade de entrega deste espaço de esporte e lazer contou com a presença do prefeito Zelinho; da primeira-dama Míriam Schwab; do vice-prefeito Arnaldo Osório, do secretário municipal de Esporte e Lazer, José Lúcio de Castro; da secretária municipal de Obras, Rosemary Aparecida Benedito; do presidente da Câmara Municipal, Adivar Geraldo Barbosa e vereadores; do presidente da Associação ABENOVA, Júlio César de Oliveira; da sobrinha do homenageado Flávia Cristina Santana; das ministras da eucaristia Maria Aparecida Resende e Fátima Aparecida Gabriel; e do pastor Giovanni de Assis.

Os Mc’s Bob Ips, o grupo de dança NTB e o cantor Darlope dos Santos se apresentaram, mostrando os grandes talentos do bairro. Em seguida, a banda Beisamba tocou o melhor do samba, com um repertório composto por interpretações de diversos artistas brasileiros, como Raça Negra e Beth Carvalho. Encerrando as festividades, Rick & Ricardo, dupla sertaneja de sucesso nacional, está agitando a galera com o melhor do sertanejo.

O Ginásio Poliesportivo do Nova Cidade é o oitavo entregue à população congonhense. O próximo a ser inaugurado será o do bairro Matriz. A Administração Municipal entregou espaços de esporte e lazer no Alvorada, Alto Maranhão, Joaquim Murtinho, Dom Oscar, Santa Quitéria, Pires e na região central. “Qual cidade em Minas Gerais tem nove ginásios? Esse é o maior ginásio da nossa região. Foi luta, sim, de Juracélio, pelo seu trabalho à frente da Associação, sempre pedindo melhorias para o Nova Cidade. Agradeço à dona Marinalva, sua esposa. Estamos entregando nove ginásios, mas não são só prédios. Nós temos atividades o tempo todo em todos esses espaços. Aqui em Congonhas, temos a prática esportiva, tirando a meninada da rua. Vamos entregar também o Centro Comunitário para atividades da Associação dos Moradores”, destacou o prefeito Zelinho.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, José Lúcio de Castro, agradeceu a todos os que colaboraram para a construção do ginásio, entre eles servidores municipais e a própria comunidade. Ele também reforçou os investimentos do Governo Municipal não só no esporte, mas também em diversas áreas, como saúde, educação, desenvolvimento sustentável e assistência social. “Prefeito Zelinho você é um político focado na promoção de uma implacável revolução administrativa na cidade de Congonhas. Você é um entusiasta e nos incentiva muito a prestar esse trabalho ao Município. É um momento de consagração e emoção sem precedentes”, completou, elogiando o trabalho do Chefe do Executivo.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Adivar Geraldo Barbosa, “Em toda nossa região, não conheço uma cidade que tenha um ginásio poliesportivo desse porte. Não só esse, são vários, mas esse aqui se destaca pela sua potência, pelo seu tamanho, pela sua beleza”.

Moradora do bairro há 23 anos, Eliana Aparecida, apontou que o ginásio é importante, principalmente para as crianças. “É mais perto para levarmos os filhos para praticar esporte e também faz parte do bairro. As crianças brincavam na rua ou tínhamos que levar elas até o Poliesportivo Central”, disse.

Quem foi José Juracélio de Santana?

O Ginásio Poliesportivo do Nova Cidade leva o nome de um dos primeiros moradores da comunidade, Sr. José Juracélio de Santana, falecido em 2014. Natural da cidade de Mercês (MG), em 2011, recebeu, das mãos do vereador Rodolfo, o título de Cidadão Honorário de Congonhas. Trabalhou como motorista de ônibus e na construção do Aeroporto do Galeão, ambos no Rio de Janeiro. Já em Congonhas, teve seu primeiro emprego na Açominas e depois trabalhou na construção da represa da IMEC. Foi responsável também pela construção da capela de São Francisco de Assis, por meio de venda de carnes.

Partiu dele, ainda, a fundação da ABENOVA (Associação do Bairro Nova Cidade), que conta com projetos de inclusão em arte, com aulas de pintura em tela, manicure e desenho em unha, musicalização e canto, atividades que passarão a funcionar nas dependências do Centro Comunitário, anexado ao novo ginásio.

“Gostaria de agradecer a todos os envolvidos na realização dessa obra pelo empenho e pelo reconhecimento do trabalho do tio Juracélio por essa comunidade. É motivo de emoção para todos nós. Ficamos lisonjeados ao receber a notícia de que esse espaço levaria o nome dele. Um espaço cujo sonho e vontades iniciais era menores. Existia uma demanda por uma quadra. O sonho cresceu e se transformou nesse espaço. É gratificante ver e participar desse momento. Aqueles que tiveram oportunidade de conviver com o tio Juracélio sabem do carinho que ele tinha por essa comunidade. Sabem de como ele era um homem de bom coração, honesto, justo, temente a Deus, firme, rigoroso, dedicado à família e batalhador. A comunidade era sua luta diária. Tenho certeza de que ele está muito feliz e agradecido por esse momento”, reforçou a sobrinha do homenageado Flávia Cristina Santana.

O presidente da ABENOVA, Júlio César de Oliveira, também relembrou os esforços de Juracélio: “Tem uma frase do Juracélio, que é: ‘Que força é essa?’. O que moveu Juracélio? A vontade que ele tinha de deixar tudo pronto, de fazer acontecer. Esse espaço tem o nome dele que, trouxe essa ideia, junto à Associação de Bairro. Juracélio merece tudo isso. Vamos trazer vida a esse ginásio. A comunidade agora tem um espaço para poder utilizar. Sabemos que vamos utilizar esse espaço da melhor forma possível”.