29 de março de 2024 02:50

IFMG prepara plano de retorno presencial das atividades

Retorno de setores administrativos e das aulas será feito gradualmente, em momentos diferentes, respeitando decretos e recomendações das autoridades de saúde

Com o avanço da vacinação em diversos grupos prioritários, incluindo os trabalhadores da educação, e a tendência de queda nos índices da pandemia, o IFMG deu início à preparação para o retorno das atividades presenciais, o que poderá ocorrer neste segundo semestre. O Comitê Gestor de Crise e o Colégio de Dirigentes, que reúne gestores dos 18 campi e Reitoria, estão trabalhando na elaboração das diretrizes gerais que a instituição deverá seguir de modo a garantir um ambiente seguro, respeitando as medidas de prevenção.

O retorno de cada unidade ocorrerá de acordo com critérios que levarão em conta decretos municipais, avaliação interna das unidades e orientações do poder público para retomada de atividades presenciais nas instituições de ensino. Ainda não há datas definidas, mas a expectativa é de que a retomada seja feita em etapas, com restrição do número de pessoas, em estrito alinhamento com os indicadores epidemiológicos. Para frequentar as unidades, será obrigatório o uso de máscaras; a higienização das mãos e o distanciamento social.

Retorno das aulas presenciais

O retorno presencial das aulas e outras atividades pedagógicas, como pesquisa e extensão, será autorizado a partir da publicação de uma Instrução Normativa contendo as orientações complementares e específicas a respeito das regras de retomada do ensino presencial. Os campi terão autonomia para avaliar indicadores locais e definir considerando as necessidades de cada curso ofertado, optando pelo ensino híbrido em vários casos. Nas próximas semanas, o IFMG divulgará mais informações sobre o plano de retorno das atividades presenciais. Também estão previstas reuniões com os servidores para esclarecimento de protocolos e regras que vão nortear a retomada.

Preparação dos ambientes

O IFMG tem trabalhado na aquisição de itens necessários para adaptar os espaços físicos às normas sanitárias. A expectativa é que servidores e alunos encontrem um ambiente seguro quando puderem voltar a frequentar os campi. Além de insumos que serão usados na higienização de ambientes, como o álcool 70%, dispensers e frascos, também estão sendo adquiridos termômetros clínicos, para medir a temperatura das pessoas que acessarem as dependências da instituição, e também  máscaras e protetores faciais, que serão distribuídos aos servidores e colaboradores. Cartazes de sinalização com orientações sobre o protocolo sanitário serão afixados em salas e espaços de convivência.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade