Inauguração da pista de Skate de Congonhas reuniu mais de mil jovens

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A pista do modelo Skate Plaza construída pelo Governo Municipal foi inaugura na tarde deste domingo, 9, com um evento promovido pelos organizadores da Batalha de Rap de Rodô, os skatistas e a Vortice Skate Shop, de Belo Horizonte. Mais de 1 mil expectadores prestigiaram o evento, que teve campeonato de Skate mirim, iniciante e open, com participação de stakistas da região. Os vencedores receberam peças de skate e outros brindes. O público estimado pelos organizadores foi de 1 mil expectadores. Construída na praça da Rodoviária, ela possui uma street de 600 metros com muitos obstáculos, além do bowl (enorme bacia que chega a ter 3,5 m de altura).

A festa teve sequência com shows dos artistas locais Dj. Reiznho, Banka Dance, Conexão Crew e batalha de rap entre MC’s. O prefeito Zelinho, que atendeu à reivindicação dos mais de 400 praticantes da cidade, prestigiou o evento. A juventude de Congonhas e região mostrou que sabe realizar um evento, envolvendo esporte e arte, em clima de paz.

Os skatistas JS, Edgar (Vulgo 117), Felipe Moppa, Lucas Abner, Breno, Ryan Santos, e Dj Reizinho e Rafael Simões, são alguns dos 40 skatistas que procuraram o prefeito Zelinho em 2013 reivindicando um espaço para a modalidade. Eles são unânimes em afirmar: “O prefeito prometeu e cumpriu. A demora decorre da burocracia, a gente sabe. Esta pista tem recursos que a tornam no nível das melhores do Estado. Ela permite a evolução nossa, que somos veteranos, e o surgimento de muitas feras daqui pra frente”. Rafael, Lucas, Ryan e Felipe trabalharam na obra da pista.

Eles explicam ainda que a Batalha da Rodô, evento mensal que agora tem um local adequado para sua realização, que marcou a inauguração da nova pista, é formada por cinco elementos: grafite, skate, hip hop dança de rua e a participação dos MC’s. A primeira edição aconteceu em dezembro de 2015 na mini ramp que fica atrás do novo espaço.

Presente à inauguração, o prefeito Zelinho lembrou, após arriscar algumas manobras sobre um skate, que o projeto, inspirado na pista do cantor Chorão, no Guarujá-SP, foi amplamente discutido pelos garotos da cidade com o também skatista, urbanista e arquiteto Aníbal Bravim, através de uma página do Facebook, que atingiu mais de 5 mil visualizações. “Esta obra é uma conquista dos jovens de Congonhas, que se mobilizaram em torno deste ideal”. E completou: “Como o Skate agora é esporte olímpico, quem sabe não conseguimos formar profissionais que nos representem nas próximas edições da Olimpíada”.

Co-realizador do evento que marcou a inauguração da pista de Congonhas, Victor Messias (Victor Vortice), da Associação Brasileira de Esportes e Culturas Urbanas, lembra que “o Skate possui uma cultura própria com identidade visual, postura e linguagem e o que move o movimento é o amor. Minha loja de BH bancou a premiação, mas sei que a galera daqui dificilmente vai lá comprar meus produtos, nem por isso deixamos de incentivar o movimento”

João Lucas Ruas Teixeita, 19, de Mariana, participou do Campeonato, na categoria Open. “Ver uma pista Skate Plaza no interior é perceber que nossa cultura do skate está sendo valorizada. Antes as pistas possuíam apenas uma rampa de 45º, uma fan box e uma quarter (rampa curva). Já esta é um circuito completo que nos permite arriscar diversas manobras, e a galera de Congonhas evoluir muito. Quem sabe possa sair daqui um profissional. O esporte agora é olímpico, mas nós, da cultura do Skate, valorizamos mesmo são estes encontros”, enfatiza.

Segundo um dos principais responsáveis pela criação da nova pista, o o secretário de Esporte e Lazer, José Lúcio de Castro, o prefeito Zelinho “realizou o sonho dos skatistas. Essa reivindicação tem mais de 20 anos. O diferencial desta obra é que contratamos um projetista que também é skatistas, que ouviu os garotos a cada passo. Estamos emocionados por estar vendo a motivação deles em realizarem e participarem deste evento. A meta agora é atrair mais eventos como esta para Congonhas, para que, em breve, a cidade entre no Circuito Mineiro, organizado pela Federação Mineira de Skate. Ao redor da pista, tem a pista de caminhada e corrida, e estamos trabalhando para garantir a segurança destes outros adeptos da atividade física também”, disse.

Evento contribuiu para a geração de renda

Ambulantes da cidade aproveitaram a primeira edição da Batalha do Rodô na nova pista de skate para comercializarem comida e bebida. Modesto Souza Sobral, 59, levou seu traller, onde trabalhou ao lado da esposa e de duas filhas. “Abrimos 50 cocos para vender a água, caldos de cana também vendemos mais de 50, além bebidas enlatadas e engarrafas e churrasco. “A cidade possui muitos eventos organizados pela Prefeitura que nos proporciona um público como este aqui, que adquire nossos produtos e que tem uma conduta adequada, sem confusão. O Parque da Cachoeira também está excelente, também vendo lá do lado de fora. O prefeito Zelinho acertou de novo fazendo esta pista pra moçada, agora todo domingo, com ou sem evento, estarei aqui. Só as academias ao ar livre já garantia um movimento bom”, comemorou. Outros ambulantes também conseguiram bons negócios com seus carrinhos de cachorro-quente e picolés, que se esgotaram. Em uma sorveteria da av. JK, a fila perdurou pela tarde a fora. O movimento nas lanchonetes da Rodoviária também foi muito bom.

Imagem ilustrativa

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *