Itatiaia em festa: restauro da Matriz de Santo Antônio é reinaugurado na festa do padroeiro

12

Conclusão das obras de restauro dos bens integrados e das imaginárias será comemorado no dia de Santo Antônio, com festa

Associação Sócio Cultura Os Bem-Te-Vis e os moradores de Itatiaia têm muito a comemorar no dia 13 de junho de 2017. Além da tradicional festa do padroeiro da localidade, Santo Antônio, o restauro da Matriz será entregue à comunidade durante as festividades. A restauração abrangeu os elementos artísticos integrados, as imaginárias e peças litúrgicas e contou, ainda, com obras de reestruturação do piso e a recomposição do telhado do templo, além da instalação de sistema de alarmes e de câmeras. A igreja se mostra, agora, em todo o seu esplendor. Todas as ações de restauro e readequação da Matriz de Itatiaia são fruto do união da comunidade, representada pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, que não mediu esforços para construir, apresentar e aprovar os projetos de restauração junto aos órgãos competentes e, ainda, buscar patrocínio para as obras. A entrega do trabalho finalizado é a coroação do empenho de toda a comunidade de Itatiaia (Ouro Branco/MG) e da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis.

O processo de restauro descobriu,  sob camadas de repintura, as cores e motivos originais. Mais ainda, o estilo das pinturas possibilitou descobertas importantes sobre a data da construção da igreja. “Ao menos três vezes, a igreja esteve para ser demolida. Esse monumento, que hoje está de pé, registra como a comunidade foi resistente para manter seu patrimônio”, conta Gilson Ribeiro, restaurador-chefe. Há registros de que, entre 1741 e 1761, houve pedidos para a demolição da capela primitiva, em pau-a-pique, para que uma nova igreja em pedra fosse construída. Na segunda metade do século XVIII (possivelmente a partir de 1785), começam as obras de reparo e ampliação da capela primitiva, que não foi demolida. O restauro encontrou nos retábulos colaterais da nave, indícios de peças que pertenciam aos elementos decorativos da antiga capelinha, atual capela-mor.

As festividades pelo padroeiro Santo Antônio e pela inauguração da Matriz restaurada incluem a trezena, a partir de 31 de maio, celebrada em casas de moradores de Itatiaia, além de missas, procissões e a bênção da igreja.  As celebrações são abertas a todos, moradores, turistas e apoiadores de Itatiaia. A trezena, na casa de moradores, possibilita que os mais idosos, que não têm condições de irem à igreja, recebam a imagem de Santo Antônio em suas casa em residências próximas. Assim, toda a comunidade se envolve com as festividades.

Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis tem muito a comemorar: o restauro da Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia (Ouro Branco/MG) é fruto do esforço da comunidade local, que se uniu e que está trabalhando, há vários anos, para que seu bem mais precioso se mantenha preservado. A  Associação foi incansável e não desistiu para buscar alternativas para preservar a história de Itatiaia, mesmo com os obstáculos que surgiram no caminho. O projeto de restauro da Matriz de Santo Antônio é da comunidade, que tanto confia na Associação, e que conseguiu realizar o sonho de ter a Matriz em todo seu esplendor, restaurada e segura.

Tombamento e restauro

Em 7 de novembro de 1824, Dom Frei José da Santíssima Trindade relatou o estado da igreja e enfatizou a preocupação dos moradores de Itatiaia em manter a igreja funcionando. Essa força comunitária perpassou os anos e permitiu que, até hoje, a Matriz de Santo Antônio siga de pé. A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, que promoveu o restauro atual, espelha toda essa luta da comunidade, desde o século XIX até agora, para preservar seu maior patrimônio. É por meio da Associação que a comunidade se organizou e propôs o projeto de restauração dos bens integrados do templo. “Estamos mostrando a força que temos. Trouxemos de volta todo o brilho da nossa igreja. Agora temos segurança de que nosso patrimônio está sendo recuperado e será mantido por todos. Nós, da Associação, temos a missão de continuar na luta pela preservação do nosso maior bem”, afirma Wilton Fernandes, presidente de Os Bem-Te-Vis.

Em 1949, Sylvio de Vasconcelos escreveu ao então presidente do Iphan, Rodrigo Melo Franco de Andrade, sugerindo o tombamento imediato da Matriz de Itatiaia. Porém, antes que isso fosse realizado, uma chuva forte, em janeiro de 1952, derrubou o telhado da igreja. Oito meses depois, teve início o reparo do telhado.

Em 03 de outubro de 1983 a Matriz de Santo Antônio de Itatiaia é, finalmente, tombada como Patrimônio Nacional. “A Matriz de Santo Antônio de Itatiaia é símbolo da resistência. Estamos trabalhando, hoje, para contar uma nova história de sua construção e de sua preservação”, completa Gilson. Ainda em 1983, durante a primeira grande restauração, o telhado da igreja já estava novamente deteriorado. As chuvas danificaram bastante as pinturas do arco-cruzeiro, do retábulo-mor, dos retábulos laterais e colaterais. Porém, nos retábulos colaterais, as camadas de repintura permitiram que as policromias originais pudessem ser preservadas de forma parcial, e descobertas no atual restauro.

A atuação da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis permitiu  que o piso e o telhado da Matriz fossem reformados. O acervo de imaginárias também passou por restauro. Além disso, a comunidade investiu na implantação de uma rede de câmeras de segurança, sistema de alarme e proteção contra descargas elétricas. Para que a comunidade abrace ainda mais seu patrimônio, a Associação investe em ações de educação patrimonial, com palestras e oficinas, além de possibilitar que os moradores de Itatiaia acompanhem de perto as obras.

Programação: Festa de Santo Antônio e Inauguração da Matriz de Santo Antônio de Itatiaia

31/05 – quarta-feira

1º dia da Trezena

19h – Santa Missa na Biblioteca Comunitária Prof. Reinaldo Alves de Brito

Abertura oficial da Festa de Santo Antônio e Maria Concebida

01/06 – quinta-feira

18h – 2º dia da Trezena, na casa de D. Maria Fernandes

02/06 – sexta-feira

19h – 3º dia da Trezena, na casa de D. Luzia Francisca

03/06 – sábado

19h – Celebração da Palavra

4º dia da Trezena, no final da rua Pe. Marcelino Braga

Em seguida, Procissão Luminosa das Bandeiras de Nossa Senhora, saindo da casa da Ernestina Bruno e Santo Antônio, da casa de Mariana Lopes, até o adro da Igreja Matriz, onde acontecerá o levantamento dos Mastros.

04/06 – domingo

07h30 – Santa Missa e 5º dia da Trezena na Praça Joaquim Trindade

05/06 – segunda-feira

19h – 6º dia da Trezena, na casa de D. Jovercina Vilaça

06/06 – terça-feira

19h – 7º dia da Trezena, na casa de D. Terezinha Lopes

07/06 – quarta-feira

19h – 8º dia da Trezena, na casa de D. Geralda Lopes

08/06 – quinta-feira

19h – 9º dia da Trezena, na casa de D. Almerinda Vilaça

09/06 – sexta-feira

19h – 10º dia da Trezena, na casa do Sr. José Ferreira

10/06 – sábado

19h – 11º dia da Trezena, na casa de Lourival da Silva

11/06 – domingo

15h – Santa Missa no adro da Igreja Matriz e 12º dia da Trezena

Em seguida, Solene Procissão com as imaginárias restauradas de Santo Antônio e Maria Concebida pelas ruas das comunidade, acompanhada pela Sociedade Musical Santa Cecília, de Rodrigo Silva (Ouro Preto/MG)

12/06 – segunda-feira

19h – Santa Missa no adro da Igreja Matriz e 13º dia da Trezena

13/06 – terça-feira

Dia Solene de Santo Antônio de Pádua

6h – Alvorada Festiva e repique dos sinos

15h – Reinauguração das Obras de Restauração dos Bens Integrados e Acervo de Imaginárias da Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia

16h – Solene Missa presidida por Dom Geraldo Lyrio Rocha e bênção do templo restaurado