Itaverava: obra protege centro histórico tombado pelo patrimônio nacional

16
Obra de drenagem vai preservar casarões do centro histórico de Itaverava

A prefeitura de Itaverava realizou uma obra que protege o sítio histórico, tombado em 1993 pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) à sua importância histórico-cultural. A prefeitura implantou um sistema de drenagem das águas pluviais no centro fazendo e preparando o escoamento superficial. Essas águas que jorravam pelas ruas em épocas de chuvas causavam transtornos urbanos proporcionando agora uma série de benefícios à população e ao meio ambiente, prevenindo os danos causados por alagamentos, enchentes e enxurradas. Assim a obra vai proteger o núcleo histórico de Itaverava de forma que o Sobrado do Padre Taborda e outros imóveis estejam protegidos.

Obra de drenagem vai preservar casarões do centro histórico de Itaverava

Os recursos utilizados para as obras foram do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural, gerido pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural. Itaverava investe na preservação de seus bens culturais.

A drenagem faz parte da continuidade das obras de proteção do casarão do Padre Taborda iniciadas no final do ano passado. Uma Liminar da Justiça Federal, movido pelo Ministério Público, garantiu recursos para a restauração do exemplar do século XVIII, que estava em avançado processo de deterioração. Foram investidos a primeira etapa de restauro mais de R$800 mil.