Lesma apresenta ao secretário de Estado de Estado da Cultura, o projeto que vai resgatar a memória do Lafaiete Rodrigues Pereira

13

Os poetas Osmir Camilo e Wagner Vieira, do Grupo Lesma, apresentaram ao secretário Angelo Oswaldo o programa do “Abril Poético” de 2017 e o projeto “Caminhos de Conselheiro Lafaiete”. O encontro aconteceu na segunda feira, dia 30, na Cidade Administrativa, na capital Mineira.
Consagrado evento no campo da poesia mineira e brasileira, o Abril Poético deste ano transcorrerá na cidade de Caxambu, de acordo com a itinerância adotada nos últimos tempos. “Caminhos” é iniciativa que se desdobra e alcança os Estados do Maranhão e do Ceará, de vez que o conselheiro Lafaiete Rodrigues Pereira foi presidente destas duas províncias no Império. Lafaiete nasceu na antiga Queluz de Minas, na Fazenda dos Macacos, cuja sede foi tombada pelo IEPHA/MG. Sua rica biografia de intelectual e homem público é resgatada pelo Grupo Lesma por meio dos caminhos referenciais que nela se entrecruzam.
Participaram do encontro o vereador Geraldo Lafaiete, que é diretor de teatro, e o escritor Marcio Verdolin Hudson, que ofereceu o romance “Vereda”, de sua autoria, aos superintendentes Lucas Guimaraens, de Bibliotecas, e Thiago Veloso, do Arquivo Público Mineiro, também presentes. O secretário Angelo Oswaldo afirmou que sua pasta continuará a apoiar as atividades do Grupo Lesma, que conta com o suporte da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, além de Prefeituras e entidades culturais mineiras.