Madrigal Roda Viva encerra o Festival de Inverno com o Encanta Lafaiete

17
Madrigal Roda Viva é um coral expoente da cultura musical de Minas Gerais/Reprodução

Para fechar com chave de ouro o Festival de Inverno de Conselheiro Lafaiete, o Madrigal Roda Viva realiza mais uma apresentação do Encanta Lafaiete 2017. O concerto na Matriz da Imaculada Conceição acontece no domingo, dia 30, às 19h30. A convidada de honra do Madrigal Roda Viva será a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais. O espetáculo acontece sob a regência dos maestros Capitão Soares – OSPM-MG e Geraldo Vasconcelos, do Madrigal Roda Viva.

A Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais se apresenta com o Madrigal pela segunda vez, neste ano, em Lafaiete. Em abril, a orquestra participou do Ofício de Trevas na Matriz e já anunciava o retorno em 30 de julho: “O sucesso foi tamanho, que ficou assegurado o retorno da mesma no dia 30 de julho, na Matriz Nossa Senhora da Conceição, quando acontece, dentro da 18ª edição do Encanta Lafaiete, a terceira etapa do Projeto Concertos na Matriz, série 2017”, contou Geraldo Vasconcelos, naquela ocasião.

Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais é uma orquestra sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Foi idealizada em 1948 pelo coronel Egídio Benício de Abreu, e deixada aos cuidados do maestro Sebastião Vianna, assistente e revisor de Heitor Villa-Lobos e professor de importantes músicos brasileiros. É considerada a única orquestra militar da América Latina. Sua primeira apresentação se deu em 18 de março de 1949, às 20 horas, no ginásio do antigo departamento de instrução – D.I, hoje Academia da Polícia Militar, tendo em sua direção e regência, ninguém menos, que o maestro Heitor Villa-Lobos. A orquestra se iniciou a partir da reunião dos músicos remanescentes de diversas bandas mantidas pelas organizações militares mineiras em um único corpo artístico, sob a regência de Sebastião Vianna. Seu atual regente é o maestro Capitão PM Músico Antônio Vicente Soares. Subordinada à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, é composta por mais de 50 músicos, todos militares. Integra o Corpo Musical dessa instituição, composto ainda por 19 bandas de música e conjuntos de câmara. Entre os músicos de relevo que fizeram parte da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar desde sua fundação encontram-se Benito Juarez (posteriormente fundador e regente da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas) e Watson Clis, um dos principais violoncelistas brasileiros, atual primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Em mais uma atividade do ENCANTA LAFAIETE, o Madrigal Roda, em parceria com a Paroquia N. S. da Conceição e a Secretaria de Cultura/Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete, apresenta o Projeto Concertos na Matriz. edição 2017. O convidado especial da vez é o Conjunto da ORQUESTRA SINFÔNICA DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS.