19 de abril de 2024 11:51

Ministério público: laudos técnicos atestam segurança na barragem Casa de Pedra

CSN Mineração reforça que o Plano de Emergência

Durante o ano de 2017 a pauta sobre a barragem Casa de Pedra, da CSN Mineração, em Congonhas ganhou destaque na mídia. No período da cobertura, vários órgãos, autoridades e entidades realizaram vistorias técnicas e emitiram seus pareceres sobre a situação da barragem. Entre eles, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que solicitou uma série de medidas e documentações por parte da empresa para, após avaliação minuciosa, divulgar sua conclusão sobre a estrutura. Esse laudo final do MPMG foi divulgado ontem, dia 12, e considera satisfatórios os documentos apresentados e as ações implementadas pela Companhia sobre a segurança da barragem. Penso que é importante o veículo produzir uma matéria sobre o laudo, em resposta à população de Congonhas em relação à segurança da barragem Casa de Pedra.

Em nota a CSN informou que o laudo final sobre as obras no Dique de Sela e a estabilidade da Barragem Casa de Pedra. Os documentos apresentados pela Companhia e os fatores de segurança foram considerados satisfatórios, conforme a análise do MPMG.

Depois de polêmica, MPMG atesta segurança da barragem da CSN e abre expectativa para alteamento/Sandoval Souza

No fim do ano passado a CSN Mineração entregou ao órgão um documento com pouco mais de duas mil páginas onde apresentava dados que comprovam a estabilidade e a segurança da estrutura, além do atendimento a todas as recomendações feitas pela equipe técnica do MPMG.

Entre as informações prestadas constam que, com o fim das obras realizadas no Dique de Sela, os fatores de segurança chegaram a 2,11 na sua ombreira direita e a 1,87 na sua ombreira esquerda, acima do fator de 1,5 recomendado pelos órgãos competentes. Portanto, acima dos níveis exigidos pela legislação vigente.

A CSN Mineração ressalta que o trabalho tem sido feito com a transparência e seriedade que o tema merece e seguirá dialogando com todos os públicos, como comunidades e os órgãos competentes.

Por fim, a CSN Mineração reforça que o Plano de Emergência está concluído e que continuará trabalhando intensamente para garantir os mais altos níveis de segurança de suas barragens assim como a melhor interação com seus públicos para desenvolver as ações de emergência integradas que tragam segurança e tranquilidade para os moradores de Congonhas e os colaboradores da empresa.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade