Movimento comemora o Dia Mundial das Águas

16
Falta de cidadania:Bananeiras é alvo de despejo do lixo pela população/Reprodução

Mais que uma comemoração será um evento para lançar uma é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

O Movimento das Águas de Lafaiete estará realizando neste sábado, dia 18, um evento em comemoração ao Dia Mundial da Água, oficialmente festejado no dia 22 de março.

O evento aconteceu entre 9:00 às 13:00 horas na Escola Municipal José Lobo da Silveira, no Rancho Novo. Venha e participe!

A origem

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural.

Programação:

09h – Abertura

Execução do Hino Nacional – Ricardo Sales

09h15min – Apresentação Movimento das Águas

09h20min – Monólogo “Desabafo da Água” – Milena Beato

09h40min – Apresentação “Música na Escola” – Alunos da E. M. Padre José Lobo Silveira

10h – Apresentação Musical Banda Engenha Rock

10h30min – Apresentação Academia Fênix Dojo

10h50min – Apresentação Musical Banda Engenha Rock

13h – Encerramento

Haverá exposição do trabalho dos parceiros do Movimento das Águas em diversos stands temáticos; pintura facial temática; dinâmicas e carrinho de pipoca.

Foto capa: Fato Real