Museu de Congonhas terá reprodução da passagem da Caravana Modernista

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Nos dias 21 e 22 de junho o Museu de Congonhas (MG) receberá o ator e diretor do Teatro Oficina de São Paulo, Zé Celso Martinez Correa, para realização da leitura dramática do Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, junto com os atores Matheus Nachtergaele, Roderik Himeros e Beatriz Azevedo.

O Manifesto Antropofágico

Liderados por José Celso Martinez Correa, os artistas reproduzirão simbolicamente a passagem da Caravana Modernista pela cidade histórica de Congonhas (MG). Em 1924, a chegada do grupo formado por nomes como Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald e tantos outros pensadores, foi crucial para a valorização do patrimônio histórico brasileiro. Até então, a produção cultural nacional era profundamente influenciada pelos padrões internacionais e havia pouca valorização da produção local. Coube a estes artistas, após essas andanças pelas Minas Gerais do século passado, virar o jogo constituindo um pensamento sobre a cultura genuinamente nacional. No Museu de Congonhas, a reflexão está presente na exposição de longa duração.

Programação

A leitura dramática do Manifesto Antropofágico terá duas fases. Num primeiro momento, no dia 21 de junho, a partir das 19h, o diretor e os atores, farão uma oficina com artistas locais dentro do projeto Roteiro das Minas. A intenção é prepará-los para interagir no espetáculo.

No dia 22 de junho, às 20h, no Anfiteatro ao ar livre do Museu de Congonhas, Zé Celso apresentará a leitura do manifesto contando com a participação dos artistas locais e do público de Congonhas. O ator Matheus Nachtergaele interpretará um capítulo do livro Antropofagia Palimpsesto Selvagem, ao lado da artista Beatriz Azevedo. Na ocasião ocorrerá também o lançamento do livro Antropofagia Palimpsesto Selvagem, da Editora Cosac Naify.

Serviço:
Data:
 21 e 22 de junho, às 19h
Local: Museu de Congonhas (Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal, 77, Basílica)
Informações: (31) 3731-3979

Fonte:http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/3644/museu-de-congonhas-tera-reproducao-da-passagem-da-caravana-modernista

Foto:Reprodução

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *