Nas ruas: Benito e Júlio não abrem mão da dobradinha e aguardam apoio do “grupão”

9

O empresário João Vitor foi convidado a vice de Vicente Faria, mas recusou; grupão e frente se reúnem amanhã para definição final de uma aliança

Vicente Faria
Vicente Faria

Prestes a encerrar o prazo final das convenções municipais, no dia 5 de agosto, as movimentações e articulações estão a pleno vapor. “Acredito que tudo está ainda em aberto”, disse uma liderança tucana a nossa reportagem.

Mas a semana foi de intensos contatos. O “grupão”, liderado pelo deputado Glycon Franco (PV), tentou sem sucesso, a confirmação do vice para a cabeça de chapa Vicente Faria (DEM). Trata-se do empresário, João Vitor, da Tremamir, que foi convidado para o posto, mas recusou a proposta. Outro nome ventilado como vice foi o nome do ex vereador Marco Antônio Reis Carvalho (PSDB) que também não aceitou o convite. Ele será candidato a vereador. “Neste momento ainda não, mas quem sabe na próxima”, acenou Reis Carvalho a possibilidade de sua candidatura em 2020. Outro nome que também foi lembrado foi do irmão do deputado Glaycon Franco,  o dentista Harakén Moreira Franco.

O outro lado

Benito Laporte
Benito Laporte

Enquanto o impasse na escolha do vice ronda do “grupão”, a chapa Benito/Júlio Barros já colocou o bloco nas ruas e está em plena campanha eleitoral. Desde que oficializaram a união há 15 dias, a dupla é vista com toda a desenvoltura em eventos sociais pela cidade.

Os dois afirmaram que não abrem mais mão da dobradinha e partirão juntos ao pleito de 2 de outubro. “Estamos mantendo diversos contatos com as lideranças de vários segmentos e já estamos elaborando nosso plano de trabalho através de uma comissão formada por diversos integrantes dos partidos que formam a nossa base de sustentação”, revelou Benito Laporte (PROS).

O ex prefeito também confirmou que a dupla está coesa e mantém a unidade. “Agora não é mais momento para mudarmos nossa chapa. Acredito que o grupão deve nos apoiar pelo bem de Lafaiete e para termos uma grande aliança programática capaz de transformar Lafaiete. A chapa está definida e estamos abertos aos apoios”, comentou Barros.

Júlio critica insistência

Por outro lado ele criticou a insistência do grupão em manter o ex prefeito Vicente Faria na cabeça de chapa. “Foi oferecido ao deputado indicar um nome que compusesse os dois grupos. Mas ele indicou uma pessoa que está condenada em 2ª instância. O Brasil vive outro momento e sabemos que do rigor da lei eleitoral e a sua candidatura não se sustentará. Nesta insistência cria instabilidade dentro do grupo e até para os candidatos a vereador. Se eu estivesse condenado em segundo grau por improbidade já teria retirado minha candidatura. A lei é clara no assunto”, criticou Barros. “Acredito o grupo de Glaycon é que tem que nos apoiar. E não há resistência já o Benito sempre esteve com eles em diversas campanhas. Se realmente ele se dedicar a prefeitura, abrindo mão da medicina, será um grande prefeito. Se o deputado conseguir esta união ele cria um ambiente favorável de ampliar o apoio local para sua candidatura a deputado estadual e até mesmo federal”, argumentou Barros.

Eddie, o Gato, já afirmou que não abre mão da candidatura
Eddie Gato

Nova rodada

Apesar das diferenças, os dois grupos ainda mantém um fio de esperança e um “coelho pode estar dentro da cartola” da remota aliança. Ontem aconteceria uma nova rodada de negociações entre integrantes da frente de esquerda e o grupão, porém não ocorreu. Um novo encontro está agendado para amanhã, dia 23, sábado, onde acontecerá a conversa final sobre uma probabilidade de uma aliança.

Dr. Ivar
Dr. Ivar

Definição

Enquanto o impasse se mantém entre os grupos, o prefeito Ivar Cerqueira (PSB) já organiza sua reeleição e mira suas estratégicas políticas. Seu grupo está praticamente definido contando ainda com apoio dos PTB e PMDB. O PSL, do vereador Divino Pereira, também integra a base do prefeito Ivar. Na próxima quinta feira, dia 28, no Clube Carijós, acontece a convenção que oficializará a chapa Ivar/Darci Tavares.

As articulações e adesão de partidos estão intensas nesta pré campanha e os candidatos buscam apoios de todas as siglas.

Fotos:Arquivo/Reprodução