fbpx
24 C
Conselheiro Lafaiete
sexta-feira, 25 setembro 2020
Início Nacional Novas taxas de juros do Casa Verde e Amarela prometem favorecer nordestinos

Novas taxas de juros do Casa Verde e Amarela prometem favorecer nordestinos

O novo programa do Governo Bolsonaro que irá substituir o Minha Casa Minha Vida terá novas taxas de juros mais baixas. O Casa Verde e Amarela pretende criar estratégicas favoráveis para ajudar os nordestinos a aderirem ao financiamento habitacional.

Novas taxas de juros do Casa Verde e Amarela prometem favorecer nordestinos
Novas taxas de juros do Casa Verde e Amarela prometem favorecer nordestinos (Imagem: Reprodução/Google)

O programa do governo do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Casa Verde e Amarela, tem como principal objetivo substituir a marca deixada pelo antigo presidente Lula do PT com o famoso Minha Casa Minha Vida.

A mudança não é apenas no nome, pois, segundo Rogério Marinho, ministro de Desenvolvimento Regional, o novo programa traz juros mais baixos nunca alcançados em um financiamento habitacional.

A tentativa de criar uma marca para a gestão de Bolsonaro está muito clara e a troca do Minha Casa Minha Vida pelo Casa Verde e Amarela não é a primeira. Além dessa, já é de conhecimento popular a troca do Bolsa Família (também do governo petista) pelo Renda Brasil.

A intenção da atual gestão é ampliar os investimentos públicos em programas sociais, com o intuito de elevar a economia brasileira.

Porém, fica claro a intenção de criar uma marca para o governo, anulando os programas da oposição e ampliando os novos para, possivelmente, serem usados como ferramentas de campanha política para as eleições de 2022.

Casa Verde e Amarela

O governo prevê uma redução das taxas para o financiamento, sendo que para o Norte e o Nordeste a redução seria maior (4,25% ou 4,75%). O Nordeste é a região onde Bolsonaro não venceu na última eleição e é onde se concentra o maior número de eleitores petistas.

Por esse motivo, o presidente tem investido em visitas para inauguração de obras e construções e na criação de vantagens exclusivas.

As críticas sobre o novo programa é que o presidente só vai mudar o nome e continuar com o mesmo programa já existente. Dessa maneira, é apenas uma jogada de marketing para conseguir novos eleitores.

Segundo Fredrico Ramos, professor de microeconomia da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e pesquisador no centro de estudos urbanos da Universidade de Amsterdã, “O Minha Casa Minha Vida já praticava juros menores que o mercado. Agora a Selic está bastante baixa. Não sei se isso é um discurso, porque há espaço para essa redução.”.(FDR)

Mais lidas

Helicóptero chega para socorrer vitimas dentro de carro em chamas na BR040

Um acidente de grandes proporções, envolvendo um caminhão e um carro, deixa a BR 040 totalmente travada nós dois sentindo.

Governo autoriza reabertura de escolas de Lafaiete e região. Veja as cidades

Governo do Estado permitiu que todos os municípios contidos na "onda verde" do programa Minas Consciente retomem as atividades presenciais