Obra do lafaietense Jorge Fonseca percorre o Rio São Francisco e chega ao Festival de Inverno de São João Del Rei

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Depois de percorrer o Rio São Francisco, de sua nascente até a foz, o “museu em movimento” de Jorge Luiz Fonseca, artista indicado ao Prêmio PIPA este ano, chega a São João del Rei para o Inverno Cultural da cidade, que começa este sábado, 22 de julho. “Fiotim” é um trailer que se desdobra externamente em um parque de diversões e vem percorrendo várias cidades no Brasil, aportando em espaços públicos e promovendo a democratização do acesso à arte e à cultura.

“Fiotim – o museu em movimento” é um ‘art truck’ com visual de circo e teatro mambembe. No interior do trailer-galeria estão expostas 40 miniaturas de obras monumentais encontradas em Inhotim. Já o parque de diversões é composto por brinquedos-esculturas, que proporcionam ao público uma interação festiva com a arte. A obra é “regida” por “Jorge K – o arteiro-viajante”, personagem criado e interpretado pelo próprio artista que faz aparições performáticas. “Fiotim” atrai naturalmente o espectador do universo da arte contemporânea, muito por causa do seu visual convidativo, familiar e lúdico, envolvendo o público – iniciado ou completamente inexperiente em arte – em uma rica experiência sensorial.

A obra é mais do que uma releitura bem humorada de Inhotim, ela gera reflexões em torno de uma série de ideias e conceitos que norteiam e determinam o sistema de arte na contemporaneidade, como os conceitos de autoria, apropriação, arte erudita, arte popular, valor simbólico, valor de mercado e brasilidade, para citar alguns.

Na quarta feira, dia 26, Jorge Fonseca vai ministrar a palestra “Fiotim – Uma aventura no coração do Brasil”, onde serão apresentados registros em fotos e vídeos do FIOTIM em ação em diferentes lugares, por onde passou com sua caravana, em sua recente viagem pelo vale do Rio São Francisco.

Fonte: Pipa

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *