Obras e projetos buscam melhorias no abastecimento de água

14

O Governo Municipal de Congonhas tem buscado, junto à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), melhorias no abastecimento de água na cidade. A Mineirinha é uma das localidades que está sendo beneficiada com a implantação de rede de distribuição. Há, ainda, um projeto para o Alto Maranhão, que vai atender não só o distrito, mas também as comunidades vizinhas. Além disso, Barnabé, Recanto das Andorinhas e Vila Nereu já receberam melhorias.

Ao todo, 38 residências serão contempladas com o abastecimento de água na Mineirinha. A implantação da rede principal já foi concluída. A ligação até os imóveis deve ser feita daqui a 30 dias. A Prefeitura contribuiu para esta obra cedendo uma retroescavadeira. Já a COPASA utilizou sua mão de obra e o material.

Alto Maranhão e adjacências

O Alto Maranhão também recebeu melhorias. Na rua Germano, a água não estava chegando às residências. Para resolver o problema, a COPASA trocou o encanamento antigo de meia polegada por canos de 50 mm, melhorando a pressão e, consequentemente, o abastecimento.

A concessionária está fazendo um levantamento de custos para implantar um sistema de abastecimento de água completo no Alto Maranhão, o que inclui, entre outros itens, um reservatório, que vai beneficiar não só o distrito, mas também as comunidades do Joaquim Murtinho, Leopoldino Barbosa, Cidade Jardim e São Luiz.

Comunidades que já foram beneficiadas

Na rua Alexandrina Cyriaca B. Vasconcelos, no Recanto das Andorinhas, a pressão da água melhorou. Na rua José Vilar, na Vila Nereu, oito residências foram beneficiadas com ligação de água, graças à construção de uma adutora no loteamento Bela Vista.

Parte do Barnabé já recebe água e existe, ainda, a possibilidade de expansão da rede de abastecimento. O Governo Municipal e a COPASA estão fazendo um levantamento de custos para implantar um reservatório para melhorar o bombeamento de água até a região alta do bairro.