fbpx
14 C
Conselheiro Lafaiete
sexta-feira, 14 maio 2021
InícioCulturaONG Contato premia roteiro do cineasta Rodrigo Meireles

ONG Contato premia roteiro do cineasta Rodrigo Meireles

A ONG Contato divulgou o resultado da primeira edição do Concurso de Roteiros e Narrativas – Vozes da Periferia. O projeto, viabilizado pela Lei Aldir Blanc, selecionou 20 projetos (entre mais de 100 inscritos de várias regiões de Minas Gerais), que foram premiados, cada um, com R$ 2 mil. A lista contempla argumentos ou roteiros de curtas-metragens de ficção ou documentário.

A comissão julgadora foi formada pelo crítico de cinema Paulo Henrique Silva, o cineasta Marcelo Lin, diretor do curta “Abdução”, e a atriz Tásia d´Paula.  O objetivo do edital é criar um banco de narrativas da periferia de todo o Estado para ser utilizado em oficinas de capacitação e em possíveis projetos futuros de coprodução.

O coordenador da ONG Contato e um dos idealizadores do concurso, Helder Quiroga, afirma que nas periferias “há uma rede nova de realizadores e coletivos muito potente, mas que não encontra espaço neste mercado tão fechado que é o audiovisual brasileiro”. Quiroga diz que é urgente a valorização de histórias e propostas que vêm da periferia: “E por periferia, nós entendemos todos aqueles lugares que estão à margem das políticas de fomento, isso inclui o interior do Estado também”. 

O Filme Morro do Cemitério

Segundo Meireles, o filme retrata a “saúde mental, suicídio, pandemia, sobrevivência financeira e em meio a isso tudo, a necessidade de produzir arte como cura”, envolvendo ficção e documentário.

O curta está na fase filmagem, mas o plano é lançar em 2022.

Conheça os autores e projetos premiados no Concurso de Roteiros e Narrativas – Vozes da Periferia: 

Breno Henrique de Almeida Rocha (“As Mães e os seus Mortos”), Bruno Tadeu Carvalho Linhares (“Nação Comprimido”), Ellen Victoria Maciel de Souza (“Entre Estações”), Franco Dafon (“Vovó”), Hozienne Reis Passos (“As Manas Têm Vez”), Ieda Maria Gonçalves Lagos (“Flor e o Jequitibá”), Labibe Araújo (“As Benzedeiras”), Luiz Malta (“Como Nasce um Maremoto”), Maick Hannder (“Longe do Mundo”), Matheus Moura (“Guarda – Rios”), Michel Brasil (“Batalha BH: Rima, Sangue e Hype”), Milena Andrade da Rocha (“A Vista”), Raissa Santos (“Sarau Resistência”), Rodolfo Ataíde (“Difícil Fotografar o Futuro”), Russo Apr. (“Terra Firme, o Filme”, Rodrigo Rezende Meireles (“Morro do Cemitério”), Sarah Tavares Barbosa (“Antes de Falar de Amor”), Sofia de Campos Marinho Diniz (“Dona”), Yasmin Mendes Müller (“Às Vezes, Tudo que nos Resta É Ir Embora”) e Warlen Dimas Marques (“Paim”). (O Tempo)

Outra Premiação

O cineasta Rodrigo Meirelles também foi premiado neste fim de semana com o curta “Trindade”, n 5ª edição do CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema. O filme ganhou o Prêmio Aquisição SescTV, fruto de uma parceria que a mostra mantém com o SescTV há quatro anos.

O prêmio consiste no licenciamento da obra para o canal SescTV, o canal cultural do Sesc por um período de 24 meses e com o valor de R$ 4 mil reais.

Leia mais:

https://correiodeminas.com.br/filme-do-cineasta-lafaietense-rodrigo-meirelles-sera-exibido-hoje-na-mostra-de-cinema-de-tiradentes/100679/

https://correiodeminas.com.br/filme-trindade-desnuda-a-vida-de-uma-mulher-negra-lafaietense-que-viveu-na-pele-o-racismo-e-superou-a-marginalizacao-e-foi-a-1a-mulher-do-aa/93334/

Mais lidas