Patrimônio histórico: Casas do Artesanato e da Cultura e Fonte Luminosa serão restauradas

32
Fonte luminosa será restaurada/Reprodução

Uma boa para o patrimônio histórico de Lafaiete.  O Instituto Estadual Patrimônio Histórico (IEPHA) e o Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Conselheiro Lafaiete (COMPHIC) aprovaram os projetos de restaurados de 3 importantes bens tombados que representam parte da história e da memória locais.

A fonte luminosa passará por uma ampla reforma para retomar seu funcionamento que embeleza a Praça Tiradentes. Já a Casa de Artesanato aguarda apenas o processo licitatório para o restauro. Recursos estão garantidos através de emenda do deputado federal Leonardo Quintão (PMDB) na ordem de R$450 mil. A Secretaria aguarda apenas a conclusão do projeto de pânico e incêndio no Teatro Municipal para enfim executá-lo e reabrir um importante espaço cultural.

Já o projeto de restauro da Casa de Cultura Gabriela Mendonça já está concluído. A prefeitura deve buscar recursos na casa dos R$4 milhões para restaurar o exemplar histórico. Tanto a fonte como teatro municipal os recursos serão originados do Fundo da Cultura.