19 de abril de 2024 22:39

Pequenos negócios já podem se inscrever no programa de redução de custos e melhoria da produtividade

Iniciativa do Sebrae Minas em parceria com a Sicoob Credimepi será lançada em live realizada nesta terça-feira (20/7)

Para auxiliar empreendedores de Ouro Branco, Ouro Preto, Mariana e Itabirito a buscarem alternativas para reduzir custos e seremmais eficientes nos negócios, o Sebrae Minas em parceria com o Sicoob Credimepi, abre inscrições para o Programa de Controle e Melhoria de Processos. A iniciativa será apresentada nesta terça-feira (20/07), às 19h. As inscrições podem ser feitas pelo site da Credimepi.

O analista do Sebrae Minas Luis Paulo Nascimento explica que os empreendedores terão acesso à metodologia Lean, usada parareduzirdesperdícios no pequeno negócio, como: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.

“Os participantes receberão consultorias presenciais eà distância. A iniciativa é direcionada para eliminar perdas desnecessárias, gerando diminuição de custos e aumento da qualidade e produtividade”, destaca.

O programa começa em setembro, masos interessados poderão se inscrever e terão 80% de subsídio no valor das consultorias. Além disso, há a possibilidade de mais 10% de custeio para os cooperados do Sicoob Credimepi.

Vantagens

Douglas Rosendo é proprietário da Panetteria Sereníssima, padaria, mercearia, sorveteria e lanchonete de Itabirito. Ao participar do programa,o empreendedor e sua esposa, também sócia do negócio, entenderam as vantagens de se ter uma boa gestão dos negócios.

Por meio de levantamento de dados, estudo da funcionalidade dos equipamentos e análise do tempo gasto nas atividades, eles conseguiram ganhar mais de 1,4 hora de produtividade/dia.Outra análise que realizaramfoi em relação ao desperdício de alimentos, que segundo Douglas, não era monitorado.

“Já chegamos a perder mais de R$ 1.500,00 em produtos. Hoje, essa perda chega em torno de R$ 100,00.Passamos a controlar a validade e a qualidade dos produtos oferecidos. Enxergar os erros doeu, por outro lado, criamos estratégias para melhoria do nosso negócio”, analisa o empreendedor.

Metodologia

Também conhecido como Lean Manufacturing, essa metodologia foi realizada pela primeira vez pela Toyota, que a transformou em uma filosofia de práticas e resultados valendo-se de processos mais ágeis e enxutos.

Segundo a definição do Lean Institute Brasil, a essência dos processos é eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática. Para isso, é necessário repensar os modelos de liderança, gerenciamento e desenvolvimento de pessoas. Assim, o engajamento da força de trabalho se transforma em melhorias e ganhos sustentáveis.

Conheça mais sobre os benefícios da metodologia Lean acessando o site do Sebrae Minas.

Lançamento do Programa de Controle e Melhoria de Processos

Data: 20/07 (terça-feira)

Hora: 19h

Informações e inscrições: http://www.credimepi.com.br/programa-lean

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

Aline Reis – (31) 3292-8660 | (31) 99934-0658

aline@prefacio.com.br

Richard Novaes – (31) 3292 8660 | (31) 98884-0255

richard@prefacio.com.br

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade