20 de abril de 2024 00:48

Piranga e Lafaiete estão entre os maiores municípios com mortes de covid-19/habitantes da região

Uma pesquisa realizada pelo Professor Patrício Carneiro, baseada no boletim epidemiológico do Governo do Estado de Minas Gerais, na data de ontem (24 de maio), apontou que na região, dentre os 28 municípios analisados (22 municípios da região do Vale do Piranga e seis cidades médias do entorno), Lafaiete e Piranga ocupam, respectivamente, a 20ª e a 22ª posição em números de mortes de COVID-19 por mil habitantes. Veja as conclusões.

  1. No conjunto total dos óbitos, quando consideramos os 22 municípios da região (excluídas as cinco maiores cidades do entorno: Viçosa, Lafaiete, Ouro Preto, Mariana, Ubá e Ponte Nova), Piranga e Guaraciaba ocupam a última posição, empatados com 26 óbitos.
  2. Proporcionalmente à população, Piranga aparece na 17ª posição entre os 22 municípios da região, com 1,5 mortos por 1.000 habitantes, número superado, apenas, por cinco municípios, quais sejam, Dores do Turvo, Alto Rio Doce, Divinésia, Cipotânea e Guaraciaba, com valores variáveis de 1,6 a 2,5 mortos por 1.000 habitantes.
  3. Nos 22 municípios da região já morreram 185 pessoas; quando incluímos na lista as seis maiores cidades do entorno (Viçosa, Lafaiete, Ouro Preto, Mariana, Ubá e Ponte Nova), o número sobe para 1.068 pessoas.
  4. Dois municípios da região ainda não registraram óbitos pela COVID: Santana dos Montes e Diogo de Vasconcelos.
  5. No conjunto total dos óbitos, quatorze municípios da região registram menos que dez mortes. São eles: Divinésia, Dores do Turvo, Presidente Bernardes, Rio Espera, Brás Pires, Caranaíba, Catas Altas da Noruega, Senador Firmino, Senhora de Oliveira, Lamim, Capela Nova, Itaverava, Paula Cândido e Desterro do Melo.
  6. Proporcionalmente à população, seis municípios da região registraram menos que 1,0 óbito por 1.000 habitantes. São eles: Desterro do Melo, Paula Cândido, Itaverava, Capela Nova, Lamim e Senhora de Oliveira.
  7. No conjunto das cinco grandes cidades, o maior número de óbitos foi registrado pelo município de Ubá, 254, seguido por Conselheiro Lafaiete, 208, Ponte Nova, 179, Ouro Preto, 97, Mariana, 78, e Viçosa, 76. Proporcionalmente à população, a situação é pior em Ponte Nova, com 3,0 mortos por mil habitantes; Viçosa ocupa a posição menos ruim entre as grandes cidades, com 1,1 mortos por mil habitantes.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade