Ponto de Cultura AMAR realiza Bazar de Natal abre as inscrições para seus cursos gratuitos

13

Em 2015, a Associação AMAR realizou diversas ações para concluir o plano de trabalho do convênio dos Pontos de Cultura, que foi iniciado em 2011 e se encerra no fim deste mês. Antes da terceira e última prestação de contas ao governo, a AMAR publicará um livro com histórias, reprodução de notícias e muitas fotografias sobre seus 16 anos de atuação comunitária. Seu lançamento está previsto para janeiro, época em que a associação iniciará um novo ciclo. Em 2016, a AMAR apresentará novidades e ainda dará continuidade aos seus cursos gratuitos, graças à recente aprovação, junto ao FEC – Fundo Estadual de Cultura, do projeto “Compartilhando o Saber no Ponto de Cultura AMAR”.

Hélcio

Audiência Pública sobre Cultura

O livro da AMAR está sendo produzido pelo designer gráfico Hélcio Queiroz. O coordenador do Ponto de Cultura AMAR foi um dos convidados da Audiência Pública sobre Cultura, realizada na Câmara Municipal, no início de novembro. Na ocasião, ele falou sobre o trabalho desta que é a associação de moradores dos bairros Albinópolis e Angélica. Dentre as conquistas e realizações da AMAR, destacou sua biblioteca comunitária, diversos cursos, o Projeto Gentileza e os convênios municipais, estaduais e federal. A principal dificuldade apontada tem sido a inconstância do apoio da comunidade e da prefeitura para o pagamento do aluguel do imóvel que a associação ocupa – e que já é pequeno para tantos livros e atividades. No ano passado, a AMAR voltou a receber a subvenção social da prefeitura, mas, em 2015, ainda não recebeu nada do município e o aluguel do imóvel já está atrasado em seis meses. Para evitar incertezas como esta, desde 1999 a associação pede à prefeitura um espaço onde possa instalar uma sede própria. Durante reuniões em sua biblioteca, às vésperas das eleições de 2012, a diretoria da AMAR reivindicou aos candidatos a prefeito o andar térreo do imóvel onde funciona a Secretaria de Saúde, que irá para o antigo prédio do fórum. A entidade já formalizou tal pedido ao prefeito Ivar, com ofícios e também um abaixo-assinado – que conta com o apoio até do Secretário Estadual de Cultura e de representantes do Ministério da Cultura – mas ainda continua aguardando uma resposta positiva.

 

Bazar de Natal da AMAR

Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, a AMAR já fez exposições no Museu Perdigão e na Casa da Cultura Gabriella Mendonça. Neste ano, a entidade inscreveu uma proposta no edital da SECULT e realizará, no Solar do Barão de Suaçuí (o antigo “Castelinho”), o Bazar de Natal da AMAR. Nessa mostra, estarão em exposição e à venda o artesanato criado por alguns dos professores e alunos do Ponto de Cultura. Os visitantes encontrarão belas peças decorativas e utilitárias a preço justo, como caixas revestidas com mosaico, almofadas e toalhas bordadas, peças em patchwork, sacolas ecológicas e enfeites de Natal. O Bazar da AMAR funcionará das 14 às 18 horas entre os dias 9 e 16, e das 14 às 21 horas do dia 17 ao dia 23. Neste período, o Solar ficará fechado nos dias 12 e 13 (sábado e domingo), abrindo no final de semana seguinte. De 17 a 23, a Secretaria de Cultura promoverá, também no Solar do Barão de Suaçuí, a tradicional casa do Papai Noel e outros atrativos de fim de ano.

 

Cursos grátis

Durante o seu Bazar de Natal, a AMAR receberá inscrições para os cursos que oferecerá em 2016. Moradores de quaisquer bairros de Lafaiete podem se inscrever nos cursos de grafite e de mosaico sobre muros do Projeto Gentileza, nos cursos de fotografia, de audiovisual, de violão e de xadrez e também nos cursos de artesanato, que são: cadernos e blocos, mosaico sobre objetos, ponto cruz, vagonite, macramê, crochê, tricô e patchwork (trabalhos com tecidos). Algumas atividades serão exclusivas ou prioritárias para moradores do Albinópolis ou Angélica associados da AMAR, como as oficinas de arte infanto-juvenis e a seresta, que será reativada. As aulas acontecerão no Ponto de Cultura AMAR, bairro Albinópolis. No ato da inscrição, os interessados deverão preencher a ficha e adquirir a camiseta-uniforme (R$ 20,00) ou pagar a primeira taxa mensal de manutenção da Biblioteca da AMAR (R$ 10,00).

 

Mais informações sobre os cursos e a AMAR podem ser obtidas pelo telefone 3762-2066, pelo e-mail [email protected] ou no Facebook: pontodeculturaamar.

 

SERVIÇO:

Bazar de Natal da AMAR e inscrições para cursos

local: Solar do Barão de Suaçuí, Rua Barão de Suaçuí, 106, centro (ao lado do Supermercado Epa)

período: de 09 a 23 de dezembro de 2015 (fechado nos dias 12 e 13)

horário: do dia 9 ao dia 16: das 14 às 18 horas / do dia 17 ao dia 23: das 14 às 21 horas

Fotos:divulgação