Prefeitura de Caranaíba vai restaurar imagem histórica

13
Imagem possivelmente seria do século 19/Reprodução
Imagem possivelmente seria do século 19/Reprodução

A pedido da comunidade católica, a prefeitura de Caranaíba vai recuperar a imagem sacra de Nossa Senhora Glória, possivelmente do século XIX. Na última semana Conceição França e Kleumanery Melo, da empresa “MGTM Consultoria LTDA”, sediada em Belo Horizonte, visitaram a cidade e o templo onde está guardada a imagem devota. “De maneira geral o estado de conservação da imagem é ruim. Ela apresenta perdas devido ao apodrecimento do suporte em madeira, repintura, fissuras e ataque de insetos”, explicou as arquitetas.

Prefeitura, paróquia e arquitetas discutem solução para restaurar imagem de Nossa Senhora da Glória/Reprodução

Devido ao estado de conservação apresentado pela imagem torna-se necessário um período de 4 a 5 meses para a sua restauração.

O pároco local, o lafaietense José Luiz, explicou que retirada da imagem para outro local depende da aprovação do Conselho de Patrimônio, da Arquidiocese de Mariana, e formado por padres e arquitetos.

Cupins consomem base da imagem em madeira/Reprodução

Conceição França e Kleumanery Melo vão elaborar um relatório geral da situação da imagem e enviar a prefeitura para as devidas providências. “Provavelmente a imagem é do século XIX, entretanto, faz-se necessário a realização de uma análise mais aprofundada das características estilísticas e do material utilizado na confecção da imagem, para afirmarmos com certeza”, frisaram as restauradoras.