Prefeitura de Congonhas tem 37 obras em andamento

11

A secretária municipal de Obras, Rosemary Benedito, compareceu à Câmara Municipal nessa terça-feira, 8, para apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas e as que já foram concluídas em Congonhas. Ao todo, a Prefeitura tem 99 contratos de obras pelo Município. Destas, 37 obras já foram concluídas, como o Museu de Congonhas (instituição criada em parceria com a Unesco, Iphan e patrocinadores) os ginásios do Pires e Dom Oscar (sendo este acompanhado de uma praça também construída em 2015). Outros exemplos de obras concluídas na atual Administração, e que foram iniciadas na anterior são o primeiro trecho da avenida Contorno Norte, os 4,2 km que faltavam a pavimentar na estradas do Alto Maranhão (de 5,2 km de extensão) e o trecho de 1,4 km de estrada entre o Barnabé ao Pires, ligando por asfalto este à sede do Município, além do Aterro Sanitário.

Alto do Cruzeiro
Alto do Cruzeiro/Foto:Divulgação
Complexo de Saúde
Complexo de Saúde/Foto:Divulgação
DCIM100GOPRO
Estrada do Alto Maranhão/Foto:divulgação

Outras 37 obras estão em andamento, entre elas a construção do Complexo de Saúde (que inclui a UPA); a requalificação da área central; reforma do Ginásio Poliesportivo Central, na Praia; as do ginásio do Alto Maranhão (após definidas as empresas para construção dos ginásios da Matriz e de Santa Quitéria, os terrenos estão sendo preparados para estas obras), iluminação e outras melhorias em campos de futebol, como os do Alto Maranhão, Santa Quitéria, Joaquim Murtinho e Vila Rica, construção da Escola Municipal Jair Elias, no Santa Mônica; cinco obras do PAC Cidades Históricas: requalificação urbanística da Alameda das Palmeiras,  dos elementos artísticos integrados da Matriz Nossa Senhora da Conceição, da Igreja do Rosário e da Basílica do Senhor Bom Jesus, criação do Parque da Romaria, e ainda retomada das obras das unidades básicas de saúde de Lobo Leite, Vila Cardoso, Santa Quitéria e Santa Mônica; abertura de praças na Vila São Vicente, Joaquim Murtinho e Praia. Está em andamento desde novembro passado um pacote de obras de infraestrutura que atenderá mais de 20 bairros.

São 24 obras em processo licitatório, como a continuação da construção do ginásio poliesportivo de Nova Cidade; creches do Alvorada e Jardim Profeta;  pista de skate no pátio da Rodoviária; construção do canil; realização de obras de pavimentação asfáltica na Estrada de Santa Quitéria; praça de Eventos; manutenção das antenas de TV e extensão de rede elétrica.

Medidas tomadas contra empreiteiras que atrasam ou abandonam obras

A Prefeitura tomou as providências cabíveis e já retomoualgumas obras abandonadas por empreiteiras ou que estavam atrasadas, entre elas as UBSs, ginásios poliesportivos e campos de futebol. Nestes casos, o Governo Municipal emite uma advertência aos contratados para que eles deem continuidade ao cronograma de obras. Caso a medida seja descumprida, é feita uma notificação, alertandoparaa cláusula do contrato e a pena de multa. As empresas têm um prazo para justificativa.Se não proceder, é feita a rescisão do contrato.