Prefeitura e Emater qualificam e apoiam criação de Associação de doceiras em Lamim

17

A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), dentro de uma parceria com a Prefeitura de Lamim, realizou um curso de capacitação profissional no município. O projeto de qualificação profissional aconteceu, entre os dias 02 e 04 de fevereiro, através da coordenação do Senar (Serviço nacional de aprendizagem rural).

De acordo com informações do técnico da Emater no município, Marcos Aurélio Silva Araújo, o curso profissionalizante de doces de leite pastoso e de corte foi uma demanda apresentada pelas mulheres da comunidade de Martins.

Segundo ele, no curso, que aconteceu na escola municipal Prefeito Luiz Bartolomeu de Assis, participaram dez trabalhadoras, que buscaram se qualificar com vistas na melhoria da renda familiar.  “O curso que foi ministrado pelo Senar, em parceria com a Emater e a Prefeitura, teve como objetivo capacitá-las para produzirem um doce de qualidade, que possa ser consumido pela família, mas, sobretudo, comercializado”, explicou extensionista da Emater.

Ao final do curso, no último sábado, as 10 mulheres apresentaram uma demanda à administração municipal. O pedido foi para que a Emater e a prefeitura dessem apoio para que se organizem, seja através de cooperativa ou associação e ainda a cessão de um espaço para que possam fazer uma produção em maior escala.

O prefeito de Lamim, Marco Antônio de Assis, Dr Marcão (PPS), disse que vai atender esse pedido e colocar o corpo técnico da gestão para ajudar nessa empreitada. “Vamos dar assistência para que elas possam criar uma associação comunitária e ceder um espaço existente na própria comunidade dos Martins, onde elas poderão colocar em prática o que aprenderam. Dessa forma farão um doce de leite com qualidade, que poderá ser vendido, o que ajudará na melhoria da renda familiar”, finalizou Dr Marcão.