PSDB de Congonhas aprova gestão jovem e reconduz Thiago Xavier à presidência

11

O Diretório do PSDB de Congonhas reconduziu o presidente do mandato anterior, Thiago Xavier, ao cargo, nesse sábado, 8, para o biênio 2018/2019. Ele terá ao seu lado na direção do partido o vice-presidente Ely Anunciação Ferreira, o secretário geral Lúcio Coimbra, o tesoureiro Sandro Cordeiro e o líder do partido na Câmara Adivar Barbosa. A principal missão da diretoria será, além de seguir oferecendo respaldo ao prefeito Zelinho, coordenar no Município a campanha eleitoral de 2018 e fortalecer o partido para a campanha de 2020.

Ao final da eleição desse sábado, Thiago Xavier disse estar “muito feliz de ter sido reconduzido, por consenso do PSDB de Congonhas, como aconteceu dois anos atrás, à presidência do partido do prefeito Zelinho. A gestão dele é referência para Minas e o Brasil, haja vista que recebeu, em 2015, o prêmio de melhor cidade de pequeno porte do País. Ficamos igualmente honrados com a presença e apoio de grande número dos membros do PSDB local, de presidentes de partidos aliados, vereadores e outras lideranças, dos deputados federais Caio Narcio e Marcus Pestana, este último representado pelo seu assessor Julinho, já que participava de um congresso de saúde em Foz do Iguaçu, além do deputado estadual João Vitor Xavier, que recebeu oficialmente, nesse sábado, o apoio do PSDB de Congonhas para a eleição de 2018. Temos a missão de coordenar as campanhas dos nossos deputados estaduais, federais, governador e presidente da república no ano que vem. Temos feito um trabalho de fortalecimento do partido trazendo novas lideranças jovens. Criamos o PSDB Jovem, o PSDB Mulher e agora criaremos o Tucanafro, que é um seguimento que lutará pela promoção da igualdade racial. Trabalhamos para que, em 2020, estejamos preparados para escolher um candidato com potencial de fazer a sucessão do prefeito Zelinho e dar continuidade ao belo trabalho que ela realiza, com sua equipe, em nossa Congonhas. Mesmo diante do cenário adverso da política nacional, eu sigo acreditando que a política é o maior meio de transformação da sociedade. Por isso recomendo aos jovens ingressem no meio político”, considerou Thiago Xavier.

O prefeito Zelinho avalia os avanços do PSDB de Congonhas nos dois últimos anos como um dos responsáveis pelo sucesso de seu governo até agora. “O Thiago fez um excelente trabalho neste primeiro mandato, quando entraram vários membros novos para o partido, ele trouxe uma ala jovem, fortaleceu a participação das mulheres, agora abre espaço para a temática da igualdade racial. Atualmente participam em média 40 pessoas nas reuniões mensais. O partido tem dado o apoio necessário para a nossa gestão, inclusive se relacionando muito bem com as demais legendas que compõem nosso grupo político de apoio, haja vista a participação de outros líderes partidários aqui [sede do PSDB Congonhas]. Com isso, estamos conseguindo dar continuidade a essa revolução que acontece na gestão pública de Congonhas, que a população percebe em forma de melhoria dos serviços que prestamos a ela”, avalia.

PSDB de Congonhas aprova gestão jovem e reconduz Thiago Xavier à presidência/Divulgação

Outro exemplo da força jovem do PSDB mineiro, o deputado estadual e secretário geral da legenda em Minas Gerais, João Vitor Xavier demonstra sua felicidade em encontrar em Congonhas pares nesta tentativa de mudar o cenário político brasileiro e, ao mesmo tempo, perceber que figuras experientes do partido e do grupo político em torno do Governo Municipal realizam uma gestão bem distinta das que são vistas normalmente Brasil afora. “Fico muito feliz com a renovação que está acontecendo no partido. O resultado é muito bom e é demonstrado nas urnas: houve uma vitória contundente do prefeito Zelinho e deste grupo liderado pelo PSDB nas urnas nas últimas eleições municipais. Isto é a prova de que o partido está funcionando, que a presidência do Thiago no primeiro mandato foi muito bem sucedida e de que há unidade, espírito de grupo, solidariedade. E este é talvez o grande exemplo do PSDB de Congonhas, para Minas e o Brasil. Quando está na oposição ou Governo, em qualquer momento histórico, o PSDB da cidade funciona, discute ideias, apresenta nomes, traz novas pessoas, por isso que ele funciona e tem conseguido fazer um trabalho tão bem feito na cidade. Como secretário geral do PSDB no Estado, eu digo por onde passo que o partido em Congonhas é um exemplo para o restante de Minas e o Brasil. Se em todos os 853 municípios, o PSDB funcionasse como aqui e se tivessem um prefeito como o Zelinho, Minas Gerais estaria muito melhor”, ponderou.

Não menos jovem, o deputado federal, Caio Nárcio, diz-se testemunha da transformação da cidade por meio da atuação do partido e seus aliados. “Percebo isso desde quando vinha aqui como militante da juventude. O PSDB valorizou as pessoas, as lideranças pelas suas qualidades técnicas, a partir de uma gestão bem organizada, deixando sua marca na transformação da cidade. O modelo de administrar o que é público foi aprovado pela população, o que foi visualizado nas urnas nas últimas eleições. E o prefeito Zelinho serve de inspiração para todos os outros prefeitos. Preocupado com quem mais precisa, gastando menos com o que não precisa e mais com o necessário. E vai além, tendo papel de destaque na AMIG, está na AMM. O Thiago Xavier segue os passos do Zelinho, se transformando também em outra grande liderança da cidade, que por isso também é reconduzido à presidência do PSDB. Os dois juntos são a mistura de maior sucesso: a experiência de quem sabe fazer com a energia do jovem, que tem a vontade e que já começa a fazer bem feito também. O Zelinho tem sabido articular essas forças, dar espaço para a juventude demonstrar seu talento e o Thiago, também com maestria, a coordenar e articular  as definições do partido, dando suporte a este governo tão vitorioso”, sentenciou.

Ronaldo Assunção, representante do PSDC e líder histórico do PT de Congonhas, foi um dos representantes de outros partidos presentes à sede do PSDB no sábado à tarde, ao lado do Christian Souza Costa (PMDB), Nivaldo Dutra (PTB) e Fátima Mapa (Patriota). “Parabenizo o meu amigo pessoal e presidente do PSDB local Thiago, o presidente da Câmara Adivar Barbosa e o prefeito Zelinho por manterem o partido do Governo unido, pelo consenso existente já no segundo mandato, o que nem sempre os partidos conseguem. O caráter e a personalidade do Zelinho o diferencia da maioria absoluta dos que já tenham passado pela administração pública de Congonhas, porque ele sabe ou ouvir e conviver  com o contraditório, e eu faço parte dos que fazem  o papel do contraditório, de discutir, propor, não aceitar. E o Thiago também seguiu esta linha do prefeito. Em Congonhas, provamos que é possível legendas distintas atuarem juntas pelo bem estar das pessoas”, afirmou Ronaldo.

Currículo de Thiago Xavier:

Thiago Xavier Drumond, de 29 anos, é natural de Congonhas, advogado, pós-graduado em Direito Administrativo e servidor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Filiou-se ao PSDB aos 18 anos. Foi um dos coordenadores da reeleição do prefeito Anderson Cabido em 2008; coordenador geral da campanha do deputado estadual Lafayette Andrada, do deputado federal Marcus Pestana e do governador Antônio Anastasia na cidade em 2010; um dos coordenadores da 1ª eleição do prefeito Zelinho em 2012; assumiu a presidência da Juventude do PSDB local, que ele mesmo fundou, em 2013; um dos coordenadores da campanha de Anderson Cabido a deputado estadual na região do Alto Paraopeba e coordenador geral em Congonhas da campanha do deputado federal Caio Narcio em 2014; eleito presidente do PSDB de Congonhas em 2014 por consenso do partido com a missão de coordenar a reeleição do prefeito Zelinho, quando houve a maior coligação em um processo eleitoral municipal em Congonhas, que contou com 16 partidos, o que culminou com a reeleição do prefeito e a eleição de 10 dos 13 vereadores que compõem o Legislativo Municipal.